Categoria: Crítica

  • CRITÍCA: LONGLEGS — o colecionador de Espectadores ansiosos

    CRITÍCA: LONGLEGS — o colecionador de Espectadores ansiosos

    O rea­li­za­dor de “Lon­glegs” (em Por­tu­gal, “O Cole­ci­o­na­dor de Almas”), Oz Per­kins (filho do ator Anthony Per­kins, que inter­pre­tou Nor­man Bates em “Psy­cho”, de Alfred Hit­ch­cock) tem vin­do a con­so­li­dar o seu nome den­tro da indús­tria cine­ma­to­grá­fi­ca no géne­ro de ter­ror, depois do seu fil­me ante­ri­or “Gre­tel & Han­sel” ter gera­do bas­tan­te discussão. No entan­to,…

    Continue reading

  • crítica: underground, era uma vez uma obra-prima

    crítica: underground, era uma vez uma obra-prima

    O fil­me ven­ce­dor da Palm D’Or no Fes­ti­val de Can­nes, em 1995, “Under­ground”, de Emir Kus­tu­ri­ca, é ele­tri­zan­te, trá­gi­co, como­ven­te, de uma dimen­são incon­ce­bí­vel, onde se invo­ca a poe­sia, o sur­re­a­lis­mo e o rea­lis­mo frio e cru da guer­ra, e está de vol­ta às salas de cine­ma numa res­tau­ra­ção em 4K, dis­tri­buí­da em Por­tu­gal pela…

    Continue reading

  • um domingo pouco memoravél

    um domingo pouco memoravél

    “Um domin­go inter­mi­ná­vel” é a pri­mei­ra lon­ga-metra­gem de Alain Par­ro­ni, co-pro­du­zi­da por Wim Wen­ders (“Paris, Texas” e “Dias Per­fei­tos”). O fil­me acom­pa­nha a jor­na­da de 3 jovens por Roma, que se movi­men­tam entre a zona cos­tei­ra e a zona urba­na da cida­de, alternadamente.  Nes­te fil­me, Par­ro­ni mer­gu­lha nas emo­ções da juven­tu­de, nome­a­da­men­te na angús­tia, sen­ti­men­to…

    Continue reading