Categoria: Crítica

  • manoel de oliveira- 10 anos depois da sua morte

    Mor­ria há cer­ca de 10 anos, um dos rea­li­za­do­res mais impor­tan­te do cine­ma por­tu­guês, um rea­li­za­dor que quer pelas limi­ta­ções ide­o­ló­gi­cas da épo­ca, quer por pou­cos recur­sos finan­cei­ros e logís­ti­cos, nun­ca pres­cin­diu de fazer o seu cinema. Mano­el de Oli­vei­ra come­ça a sua car­rei­ra com a cur­ta metra­gem, Dou­ro, Fai­na Flu­vi­al em 1931 e é…

    Continue reading

  • Pequeno rescaldo para uma (suposta) grande cerimónia

      Ano­ra Ano­ra foi um fil­me que na minha pri­mei­ra visu­a­li­za­ção foi me difí­cil de per­ce­ber se teria sido o rumo mais cor­re­to, ten­do sido ou não, foi o rumo que levou o fil­me a estar aon­de ele se encontra. Ano­ra vai falar-nos de uma dan­ça­ri­na eró­ti­ca que conhe­ce um filho de um oli­gar­ca rus­so,…

    Continue reading

  • Critíca: JOKER e a falsa loucura a dois

    Critíca: JOKER e a falsa loucura a dois

    “Joker: Lou­cu­ra a Dois”, seque­la de “Joker” (2019) e tam­bém rea­li­za­do por Todd Phi­lips, che­ga ago­ra às salas e apre­sen­ta-se como uma seque­la dire­ta, que se debru­ça nas ações da per­so­na­gem prin­ci­pal, Arthur Fleck, e no flo­res­ci­men­to de um roman­ce com Lee Quin­zel, tam­bém inter­na­da no asi­lo psi­quiá­tri­co de Arkham. O fil­me aca­ba por ape­nas…

    Continue reading