“A menina com os olhos ocupados”, de André Carrilho está indicado para três: Melhor Curta-Metragem de Animação Ibero-Americana, Melhor Desenvolvimento Visual e Melhor Desenho de Som e Música Original.
O filme, sem diálogos, é uma adaptação de um livro ilustrado de André Carrilho, publicado em 2020, e conta a história de uma menina que não tira os olhos de um telemóvel, alheando-se de toda a realidade que a rodeia, sobretudo de brincadeiras imaginárias e aventuras, de um passeio na rua, uma ida à praia ou um espetáculo de circo.
“Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, premiado em 2024 no festival de Annecy, está nomeado na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação Ibero-Americana. Trata-se de um documentário sobre o ciclo de vida deste ser marinho, abordando também a vida de quem o apanha e comercializa, no Algarve, e o tema do turismo massificado.
Já a coprodução portuguesa com a Animanostra “Mataram o pianista”, […]