Critíca:o Grand TOur de miguel gomes

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Grand Tour”, rea­li­za­do por Miguel Gomes, con­ce­deu ao mes­mo o Pré­mio de Melhor Rea­li­za­ção em Can­nes este ano. 

Pas­sa­do em 1918, o fil­me con­ta-nos a his­tó­ria de um fun­ci­o­ná­rio do gover­no bri­tâ­ni­co que, no dia do seu casa­men­to, foge da sua mulher, que o pas­sa a per­se­guir inces­san­te­men­te. O fil­me divi­de-se em duas linhas fun­da­men­tais: a nar­ra­ti­va, que nos dá con­ta do enre­do, e a docu­men­tal, con­cre­ti­za­da pela equi­pa que fez esta via­gem pela Ásia antes da roda­gem em estúdio. 

A par­te nar­ra­ti­va é sim­ples, mas não dei­xa de ser envol­ven­te. Edward, no seu tour, inun­da­do de melan­co­lia e angus­tia, numa refle­xão cri­ti­ca que cau­sa um cer­to impac­to emo­ci­o­nal no espec­ta­dor. Depois temos Molly, a jor­na­da no femi­ni­no come­ça, cujo úni­co obje­ti­vo é encon­trar Edward, com todas as incer­te­zas que sur­gem ao lon­go do caminho. 

Se olhar­mos para trás na fil­mo­gra­fia do Miguel Gomes, encon­tra­mos nes­te fil­me pon­tos de fusão entre “Tabu” (2012), pela fic­ção his­tó­ria con­ta­da, e “As Mil e Uma Noi­tes” pela rea­li­da­de docu­men­tal, que estão igual­men­te pre­sen­tes em Grand Tour, tal como a que­bra da quar­ta pare­de na reta final do fil­me, momen­to extre­ma­men­te gra­ti­fi­can­te para os conhe­ce­do­res da obra do rea­li­za­dor, e que os espec­ta­do­res não tão aten­tos à obra do rea­li­za­dor podem não entender. 

Este para­le­lo, entre o estú­dio e a rea­li­da­de atu­al, pro­vo­cam uma refle­xão em tor­no de cada um des­ses regis­tos, que se com­ple­men­tam e que se ligam no seu todo.

A ban­da sono­ra tam­bém tem um papel mui­to impor­tan­te, mer­gu­lhan­do o espe­ta­dor no jogo des­te Grand Tour.

O res­to do fil­me fala por si.

Cri­tí­ca por: Gui­lher­me Paiva