“Um domingo interminável” é a primeira longa-metragem de Alain Parroni, co-produzida por Wim Wenders (“Paris, Texas” e “Dias Perfeitos”). O filme acompanha a jornada de 3 jovens por Roma, que se movimentam entre a zona costeira e a zona urbana da cidade, alternadamente.
Neste filme, Parroni mergulha nas emoções da juventude, nomeadamente na angústia, sentimento este tranversal nos jovens do mundo atual. A história é simples, pelo que já referi, mas a realização é muito bem executada em grande parte do filme, principalmente nos planos mais contemplativos, que são extremamente bem conseguidos. O realismo está bem presente nesta obra, podendo-se caracterizá-la como pós-moderna e de um realismo bastante imersivo que capta os sentimentos das personagens de forma muito concreta.
Esta inquietante jornada é levada a cabo pelas personagens principais, também muito bem construídas, realçando a realização do filme, que é bastante apelativa, tal como a fotografia. Infelizmente, o filme não se revelou merecedor de um segundo visionamento, principalmente por não ter momentos-chave que agarrem o espectador, ficando assim um pouco a desejar.
Escrito por: Guilherme Paiva