Festival de Documentário de Melgaço com estreias nacionais

O Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Docu­men­tá­rio de Mel­ga­ço come­ça a 29 de julho com algu­mas estrei­as naci­o­nais entre os fil­mes em com­pe­ti­ção: “Per­ce­bes?, de Ale­xan­dra Rami­res e Lau­ra Gon­çal­ves,  “A Sava­na e a Mon­ta­nha?, de Pau­lo Car­nei­ro, “Cou­to Mix­to?, de João Gomes e “Um mer­gu­lho em água fria?, de Raquel Lou­rei­ro Mar­ques. 
Pre­mi­a­da no Fes­ti­val de Annecy, a cur­ta-metra­gem de ani­ma­ção “Per­ce­bes?, é um docu­men­tá­rio ani­ma­do em agua­re­la e digi­tal, que retra­ta o ciclo de vida e da apa­nha des­te crus­tá­ceo no Algar­ve. O tema ser­ve tam­bém de crí­ti­ca ao turis­mo mas­si­fi­ca­do, ao desor­de­na­men­to do ter­ri­tó­rio e à rela­ção dos habi­tan­tes locais com a água e o ar.
“A Sava­na e a Mon­ta­nha? de Pau­lo Car­nei­ro, que este­ve na Quin­ze­na dos Cine­as­tas, no Fes­ti­val de Can­nes, e tem estreia naci­o­nal no fes­ti­val minho­to, retra­ta a luta dos habi­tan­tes de Covas de Bar­ro­so (con­ce­lho de Boti­cas) con­tra uma mul­ti­na­ci­o­nal bri­tâ­ni­ca ? Savan­nah Resour­ces ? que pretende […] 

fon­te: Fes­ti­val de Docu­men­tá­rio de Mel­ga­ço com estrei­as nacionais