Realizador David Bonneville presente na exibição de “O Último Banho”

UB STILL1 720x302 1
UB STILL1

Pri­mei­ra lon­ga-metra­gem do rea­li­za­dor por­tu­en­se exi­bi­da à tar­de no Tea­tro Aca­dé­mi­co de Gil Vicen­te. À noi­te have­rá um docu­men­tá­rio sobre o homi­cí­dio de Alcin­do Monteiro

O rea­li­za­dor David Bon­ne­vil­le e a pro­du­to­ra Isa­bel Macha­do esta­rão pre­sen­tes esta quin­ta-fei­ra no Tea­tro Aca­dé­mi­co de Gil Vicen­te, na exi­bi­ção do fil­me “O Últi­mo Banho”. A ses­são tem iní­cio às 17h30.

A pri­mei­ra lon­ga-metra­gem do rea­li­za­dor por­tu­en­se estre­ou no verão de 2021 e con­ta, no elen­co, com as irmãs Ana­be­la e Mar­ga­ri­da Morei­ra, Miguel Gui­lher­me e Mar­tim Canavarro.

A lon­ga-metra­gem da noi­te será o docu­men­tá­rio “Alcin­do”, de Miguel Dores. O fil­me retra­ta um dos cri­mes que mais cho­cou o país: o homi­cí­dio de Alcin­do Mon­tei­ro, a 10 de junho de 1995, às mãos de um gru­po de etno-nacionalistas.

O dia em que este lin­cha­men­to raci­al acon­te­ce é um momen­to tão car­re­ga­do de sím­bo­los – a vio­lên­cia nas cla­ques, o Dia de Por­tu­gal, o momen­to his­tó­ri­co em que acon­te­ce – como se fos­se uma cai­xa de res­so­nân­cia. E o fil­me ope­ra nes­sa cai­xa”, reve­la Miguel Dores, em entre­vis­ta ao jor­nal onli­ne Seten­ta e Quatro.

 

Pro­gra­ma­ção de 18 de novembro

Seleção Ensaios, 15h00, Casa do Cinema de Coimbra

A Casa do Nor­te, de Inês Lima 8’55”
A Straight Story, de João Gar­cia Neto 9’40”
Bar­bas de Baleia, de Mari­a­na Bár­to­lo 10’56”
Fru­to do Vos­so Ven­tre, de Fábio Sil­va 19’56”
O Res­to, de Pedro Gon­çal­ves Ribei­ro 20’55”
O Alto do Már­tir, de Caro­li­na Cos­ta 22’24”
Cama­ra­das de Armas, de Cata­ri­na Hen­ri­ques 29’46”

Seleção Caminhos, 17h30, TAGV

Nha Sunhu, de José Magro 20′ 30”
O Últi­mo Banho, de David Bon­ne­vi­le 95′

Seleção Caminhos, 21h45, TAGV

O Teu Nome É, de Pau­lo Patrí­cio m24′
Cabra Cega, de Tomás Pau­la Mar­ques 16′
Alcin­do, de Miguel Dores 79′

fon­te: Rea­li­za­dor David Bon­ne­vil­le pre­sen­te na exi­bi­ção de “O Últi­mo Banho”