Tarde do Festival Caminhos dedicada a Timor e Espanha.
“Os Fotocines”, de Sabrina D. Marques, é exibido na noite de terça-feira, 9 de novembro, na Casa do Cinema de Coimbra. Trata-se de um retrato íntimo da Guerra Colonial Portuguesa feita com os seus sobreviventes, ao longo dos 72 minutos do documentário. “Os Fotocines” foi concluído em maio de 2021 e estará em exibição a partir das 21h45, no Cineteatro Avenida.
Nesta mesma noite, estarão em exibição três curtas, também na secção Outros Olhares. “Éleonor”, da realizadora luso-francesa Éleonor Silva; “Urubu é o Amigo Desconhecido” do ator e realizador luso-guineense Welket Bungué; e “Cassandra de Balaclava”, a história de uma atriz que abandona a sua carreira e o seu país, realizada por Nuno M. Cardoso, que marcará presença na Casa do Cinema de Coimbra.
Durante a tarde, na secção Filmes da Lusofonia, estará em exibição “Uma Halibur Hamutuk – Uma Casa que nos Une”, de Ricardo Dias. Um filme que mostra relatos de mulheres timorenses sobre o atribulado ano de 1999, altura em que foi referendada a independência do país, perante a ocupação indonésia. “O Solo Sagrado da Terra”, sobre a poetisa são-tomense Alda Espírito Santo, completa a secção neste 9 de novembro.
Em Filmes do Mundo, destaque para a presença do realizador hispano-venezuelano Luís Suarez Bracho, autor de “Dilemma”. “Distello Bravio”, de Ainhoa Rodríguez, também originário de Espanha, completa a secção.
Programação de 9 de novembro
Filmes da Lusofonia
Terça, 09 nov. – Casa do Cinema de Coimbra – 15:00
O Solo Sagrado da Terra, de Ângelo Torres, João Roque · 45’38”
UMA HALIBUR HAMUTUK – A Casa que nos Une, de Ricardo Dias · 75′
Filmes do Mundo
Terça · 09 nov. · Casa do Cinema de Coimbra · 17:30
Dilemma , de Luis Suarez Bracho · 5’43”
Secos e Molhados, de Otávio Juliano · 90‘
Seleção Outros Olhares
Terça, 09 nov. – Casa do Cinema de Coimbra – 21:45
E L E O N O R _, de Eléonor Silva · 2′
Urubu É O Amigo Desconhecido, de Welket Bungué · 17’0”
Cassandra de Balaclava, de Nuno M. Cardoso · 27’14”
Os Fotocines, de Sabrina D. Marques · 72’28”
fonte: Retratos íntimos da Guerra Colonial na Casa do Cinema de Coimbra