Devido ao surto do COVID-19 e tomando em conta as recomendações da Direção Geral de Saúde e os planos de contingência da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) e Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), onde decorrem as nossas principais actividades informamos que suspendemos as nossas actividades durante o período em que vigorar a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos de ensino anunciada pelo Governo de Portugal no dia 12 de Março de 2020.
Acrescentamos que a AAC se encontra na Fase 3 — Risco Elevado prevista no seu plano de contingência, devendo todas as medidas ser seguidas sem exceção.
O uso do Mini-Auditório será suspenso a todos os utilizadores em igual período.
O atendimento aos associados será realizado por marcação e de forma não presencial através do email [email protected]
As actividades previstas serão recalendarizadas e comunicadas oportunamente.
Lamentamos todos os inconvenientes causados, mas é pelo interesse comum da comunidade.
Se esteve numa área com transmissão comunitária ativa do novo coronavírus deve seguir as indicações da DGS:
- Estar atento ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória;
- Medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar os valores;
- Verificar se alguma das pessoas com quem convive de perto, desenvolvem sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória);
- Caso apareça algum dos sintomas referidos (no próprio ou nos seus conviventes), não se deslocar de imediato aos serviços de saúde;
- Telefonar para o SNS24 (800 24 24 24);
- Seguir as orientações do SNS24.
Neste quadro, solicita-se que professores, funcionários, estudantes e investigadores regressados de países particularmente críticos em casos de COVID-19, fiquem em quarentena voluntária, durante 14 dias, após a sua chegada.
Recorda-se que, “nas áreas afetadas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:
- Tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
- Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
- Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.”
A DGS, no seu site, informa ainda que, “de acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações:
- Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro);
- Suspeitos de infeção por COVID-19;
- Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19.
Como nota final, reforça-se que em caso de dúvidas e sintomas, deverá ser contactada a linha SNS24: 808 24 24 24. Deve também ser consultado regularmente o site da DGS, onde a informação vai sendo atualizada.
Em anexo disponibilizamos os Planos de Contingência da Universidade de Coimbra e da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, espaços em que nos inserimos.