A Comissão de Honra do Encontro Nacional de Cineclubes reúne um conjunto de personalidades de estado e da região que são fundamentais para que o encontro aconteça no próximo fim de semana.
Hoje, em democracia, os cineclubes mantém a sua vocação de agentes culturais na promoção e divulgação, na formação e reflexão sobre o lugar do cinema na nossa sociedade. A sua defesa do cinema português é de todos conhecida e enaltecida, contribuindo para a sua implantação nacional e ajudando-o a projetar-se a nível internacional.
Através da sua vasta implantação no território nacional os cineclubes têm um papel único no reforço da coesão territorial, enquanto lugares de encontro, de partilha de ideias e de projeção do futuro. Pela sua presença de Norte a Sul de Portugal os cineclubes são por essência espaços de descentralização cultural.
- Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues
Comissão de Honra
Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República |
Sua Excelência o Primeiro Ministro do Governo de Portugal |
Sua Excelência a Ministra da Cultura |
|
Presidente da Federação Internacional de Cineclubes |
Directora Regional de Cultura do Centro |
Vice-Presidente e Vereador da Cultura do Município de Anadia |
Hotel Termas da Curia |
A preservação e a promoção das iniciativas levadas a cabo pelos diversos Cineclubes em todo o país extravasam, em larga medida, a simples exibição de filmes. Constituem-se, muitas vezes, como verdadeiras experiências culturais e de fruição, que são oferecidas de forma desinteressada, tendo apenas por base a paixão pela arte do cinema.
Neste contexto, além de louvar, é fundamental salvaguardar o trabalho de divulgação do cinema português que é feito pelos Cineclubes nacionais, que incluem nas suas programações todo o tipo de obras, desde longas a curtas-metragens, de ficção, documentário e animação, e que promovem, igualmente, a literacia fílmica e o debate e o olhar crítico sobre a cinematografia lusa.
Com o propósito de suscitar a paixão pelo cinema, de dar a conhecer filmes e documentários de todo o mundo, os cineclubes são promotores de importantes dinâmicas culturais nos territórios onde exercem a sua atividade, desenvolvendo novos territórios de partilha, de investigação e sensibilidade artística e criativa aos quais confluem uma grande diversidade de públicos, profissionais e não profissionais. Festivais como o Avanca Film Festival, em Avanca, o Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, ou o Vista Curta, em Viseu,demonstram claramente a vitalidade e importância dos Cineclubes na região Centro.
- Directora Regional de Cultura do Centro, Doutora Susana Menezes
A tradição de luta pelos direitos do público em acessar o audiovisual é uma marca presente em nossas entidades e a Federação Portuguesa tem uma trajetória relevante e reconhecida no cenário internacional cineclubista. Poder estar presente e interagir com o movimento cineclubista de Portugal será uma oportunidade ímpar para intercambiarmos nossas experiências, ao mesmo tempo que conheceremos o painel diverso e rico que ocorre hoje em vosso país.
Os focos temáticos centrais apresentados — os desafios da exibição não comercial e o desenvolvimento crítico da cinefilia no seio dos cineclubes — é um tema de alta relevância para o cineclubismo em todo o mundo, guardadas as peculiaridades de cada país.- Presidente da Federação Internacional de Cineclubes, Dr. António Claudino de Jesus