O prémio de Melhor Realizador, foi entregue a António-Pedro Vasconcelos, por PARQUE MAYER, que recebeu ainda os prémios de Melhor Maquilhagem e Cabelos (Abigail Machado e Mário Leal) e Melhor Guarda Roupa (Maria Gonzaga).
SOLDADO MILHÕES, de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, venceu os prémios de Melhor Argumento Original (Jorge Paixão da Costa e Mário Botequilha), Melhor Montagem (João Braz), Melhor Som (Pedro Melo, Branko Neskov, Ivan Neskov e Elsa Ferreira), Melhor Direção Artística (Joana Cardoso), Melhor Efeitos Especiais/Caracterização (Jorge Carvalho e Carlos Amaral).
O Melhor Documentário em Longa-metragem foi O LABIRINTO DA SAUDADE, de Miguel Gonçalves Mendes, e SARA, da produtora Ministério dos Filme, venceu Melhor Série.
Na categoria das curtas-metragens, ENTRE SOMBRAS, de Mónica Santos e Alice Guimarães, venceu Melhor Animação, KIDS SAPIENS SAPIENS, de António Aleixo, foi o Melhor Documentário, e SLEEPWALK, de Filipe Melo, venceu Melhor Ficção.
“Cudin” (do filme DJON ÁFRICA, de Filipa Reis e João Miller Guerra), com composição por Miguel Moreira “Tibars” e Vasco Viana, venceu o prémio de Melhor Canção Original e Manuel João Vieira recebeu o galardão de Melhor Banda Sonoro Original, pelo seu trabalho em CABARET MAXIME, de Bruno de Almeida. Ana Bustorff venceu Melhor Atriz Secundária, pelo papel desempenhando em RUTH, de António Pinhão Botelho.
O Prémio Sophia Estudante foi entregue a TERRA ARDIDA, de Francisco Romão e os homenageados com o Prémios Sophia Carreira 2019 foram os atores Pedro Efe e Lia Gama.
A lista completa de vencedores está disponível na página da Academia Portuguesa de Cinema.