António Loja Neves esteve sempre nos caminhos dos cineclubes, dos festivais e dos filmes que fazem a memória da nossa cinefilia. Em português (nos dois lados do Atlântico), ou em crioulo (de Cabo Verde), sempre soube construir palavras que passaram do cinema à poesia, das longas e motivantes conversas ao prazer de redescobrir sábias memórias. O seu mais profundo mergulho acabaria por ser no cinema dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Com ele desenvolveu intensa programação e divulgação, em Portugal, Brasil e Moçambique. As Mostras e festivais que tinham sempre o seu cunho, por vezes quase inflamado, numa procura de identidade e conjugação de contextos que sempre o marcaram. A Federação Portuguesa de Cineclubes, da qual António Loja Neves foi sócio-fundador, pretende assim dar a continuidade merecida ao seu trabalho de promoção da cinefilia dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no espaço do cineclubismo nacional.
São admitidos a selecção os filmes de produção ou co-produção de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa realizados por nacionais destes países, cuja conclusão tenha ocorrido nos dois últimos anos civis. As inscrições para o prémio António Loja Neves decorrem em https://filmfreeway.com/LojaNeves até 30 de Março. Os títulos que tenham participado em festivais Portugueses de cinema organizados por cineclubes federados (Caminhos do Cinema Português, produzido pelo Centro de Estudos Cinematográficos de Coimbra; Encontros de Cinema de Viana, produzido pela Ao Norte; Festival Internacional de Cinema de Avanca, produzido pelo Cine Clube de Avanca; Filmes do Homem — Festival de Documentário de Melgaço, produzido pela Ao Norte; VistaCurta, produzido pelo Cine Clube de Viseu) estão admitidos automaticamente a competição. Para impedir a recepção de filmes sem qualquer critério fomos obrigados a colocar taxas de inscrição. Essas taxas de inscrição são ultrapassáveis usando o seguinte voucher: “FPCC”.
Consulte o Regulamento para se inteirar das condições de participação. Para avaliar os filmes proponentes já está definido o Júri. Isabel Santos, Luís Filipe Rocha e Paulo Trancoso são os responsáveis pela atribuição do primeiro Prémio António Loja Neves.