Em estreia nacional, será exibido o filme CAMINHOS MAGNÉTYKOS (Portugal, Brasil), de Edgar Pêra, inspirado na obra de Branquinho da Fonseca, e em estreia mundial AINDA TENHO UM SONHO OU DOIS — A HISTÓRIA DOS POP DELL’ARTE (Portugal), de Nuno Duarte e Nuno Galopim. As obras serão exibidas na secção Sessões Especiais, que conta ainda com SELVAGENS (FRANÇA, PORTUGAL), de Wild Dennis Berry.
O início do Festival é assinalado com a Gala de Abertura, que decorre no Palácio de Queluz, e onde estarão presentes, entre outros convidados nacionais e internacionais, o realizador Jacques Audiard, João Botelho, a quem o festival dedica uma homenagem, Walter Salles, também homenageado nesta edição do festival e membro do Júri da Competição, a cantora e actriz Chrysta Bell, colaboradora de longa data de David Lynch, o fotógrafo Sandro Miller, os realizadores Júlio Bressane e Richard Billingham, com filmes em Competição, o realizador Mariano Llinás, o pianista e maestro Stephen Kovacevich e o escritor Jonathan Littell.
Na secção competitiva constam, nesta edição, onze filmes, sendo a secção não competitiva composta por um total de 18 obras.
O Lisbon & Sintra Film Festival decorre entre 16 e 25 de novembro, em Lisboa e Sintra.