Este Fundo será gerido pelo Turismo de Portugal, em articulação com o Instituto do Cinema e do Audiovisual na componente de apoio à produção cinematográfica e audiovisual e de captação de filmagens internacionais. O novo regime de incentivo às produções cinematográficas realizadas em Portugal pode atingir 30% na modalidade de “cash rebate”, que será um dos mais competitivos da Europa.
Para o Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, o Fundo “vai reforçar a competitividade de Portugal enquanto local de produção cinematográfica e audiovisual e estimular a atividade dos produtores e coprodutores nacionais. Será um importante instrumento para atrair produções de qualidade, que aproveitem da melhor forma todo o potencial dos recursos nacionais e valorizem a cultura”.
A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, sublinha que este Fundo “vai permitir que Portugal se posicione como um dos principais destinos para filmagens e cinema no mundo. Temos um país com condições excecionais – paisagens, clima, hospitalidade, que queremos potenciar com este novo regime de incentivo. Queremos que Portugal esteja no top das opções de países em que produtores e realizadores pensam quando quiserem fazer filmagens”.