No dia 15 de Dezembro às 22:00, integrado no Ciclo Fusões no Cinema, será projetado o filme; “Loving Vincent” a primeira animação sobre Vincent Van Gogh inteiramente feita com pinturas a óleo. A realizadora Dorota Kobiela e o realizador Hugh Welchman decidiram fazer uma longa pesquisa sobre o pintor holandês Vincent Willem van Gogh e transformar as cartas, quadros e depoimentos sobre o artista numa animação.
É exibido no Mini-Auditório Salgado Zenha com Entrada Livre.
‘Loving Vincent‘: Animação sobre Van Gogh, feita inteiramente com pinturas a óleo
A curiosa história da morte do pintor holandês Vincent Van Gogh (que tipo de pessoa se suicida alvejando-se no estômago, e caminhando para a cidade após o fazer?) é investigada pelo filho do carteiro – numa primeira fase, de maneira relutante – que costumava lidar com a correspondência do pintor, no filme Loving Vincent.
Com certeza, nunca o público, por mais versado que seja na indústria da animação, ou do cinema no geral, viu algo sequer semelhante a Loving Vincent, que está a ser promovido como o primeiro filme inteiramente pintado à mão na história do cinema. É um filme animado, mas isso não é descrição suficiente: para contar a história por detrás da morte do pintor em 1890, os realizadores Dorota Kobiela e Hugh Welchman (que marcaram presença na antestreia do filme, ontem, nos cinemas UCI do El Corte Inglés) reuniram um elenco, encontraram guarda-roupa e cenários apropriados à época, e gravaram o filme. E depois o verdadeiro trabalho começou.
Ao todo 150 artistas de todo o mundo dedicarem-se, durante dois anos, à criação de mais de 62450 telas-frame, que resultaram em 95 minutos de filme. A lógica da obra é reproduzir o estilo de Van Gogh e reflectir sobre a sua vida e as circunstâncias controversas da sua morte. O projecto foi caro, e foi financiado pelos fãs através de plataformas na Internet.
É de relembrar ainda que no tão aguardado filme de animação entraram alguns actores para interpretarem pessoas próximas do pintor: Helen McCrory, Saoirse Ronan e Aidan Turner. Já a direcção de fotografia ficou a cargo deTristan Oliver, o mesmo deFantastic Mr. Fox, Chicken Runou ParaNorman, eLukasz Zal que assumiu a direcção de fotografia do oscarizadoIda, do realizadorPawel Pawlikowski. Outro nome a ter em conta é Clint Mansell que compôs a banda sonora do filme e que já fez o mesmo trabalho paraBlack Swan,Requiem for a Dream ouThe Wrestler.
Podes ver aqui o trailer oficial do filme: