Marcando o início da última semana de projecções cinematográficas, o projecto Fusões no Cinema vem desta vez projectar na tela a carga filosófica que pode estar impressa na película. Este documentário realizado por Josias Teófilo vai ao encontro do universo de Olavo de Carvalho e da construção dos seus argumentos filosóficos. A entrada no Mini-Auditório Salgado Zenha é livre.
O Jardim das Aflições
(THE GARDEN OF AFFLICTIONS)
BRASIL , 2017 , 81 MIN.
Género: Documentário
Estréia: 01/06/2017
Direção: Josias Teófilo
Elenco: Olavo de Carvalho
O pensamento de Olavo de Carvalho personificado pela sua presença, rotina de trabalho e convívio familiar na Virgínia (EUA), onde mora atualmente. O filme parte dos temas do livro homônimo que ele publicou em 1995, tais como o simbolismo dos jardins na tradição filosófica, liberdade individual e opressão do coletivo, o pensamento aristotélico, e chega a um dos temas centrais do seu pensamento: a morte e a filosofia – aquelas ideias que continuam sendo importantes para nós em face da morte – tendo como mote a pergunta: “O que você vai fazer com a sua vida enquanto é tempo?”.
O filme mostra um filósofo que talvez surpreenda os que só o conhecem pelos posts nas redes sociais e artigos polêmicos. O documentário é repleto de reflexões e ensinamentos sobre vida intelectual, cultura e religião, surgidos à medida que Olavo de Carvalho responde às perguntas elaboradas pelo jornalista Wagner Carelli (criador das revistas Bravo! e República). Aos poucos, revela- se um homem que dedicou sua vida à busca de conhecimento, não pelo simples desejo de erudição, mas para encontrar respostas às questões que o preocupavam. Ao fim, tem-se um filme do qual o espectador, seja qual for sua opção política, pode extrair lições para sua própria vida.