Filmes com produção portuguesa em festival nos EUA

Da pro­gra­ma­ção anun­ci­a­da para 68.ª edi­ção do fes­ti­val faz par­te o docu­men­tá­rio “Frag­men­ted”, uma cur­ta-metra­gem de pro­du­ção entre Por­tu­gal, Pales­ti­na e Rei­no Uni­do, cor­re­a­li­za­da pela jor­na­lis­ta por­tu­gue­sa Balo­las Car­va­lho e pela rea­li­za­do­ra jor­da­na Tanya Marar. O fil­me é um retra­to de Qas­sem Ali, um jor­na­lis­ta for­ça­do a fugir de Gaza, con­fron­ta­do com o trau­ma do exí­lio, a sobre­vi­vên­cia lon­ge da sua ter­ra e a memó­ria de uma vida inter­rom­pi­da. 
Em São Fran­cis­co esta­rão ain­da duas outras cur­tas-metra­gens por­tu­gue­sas, que têm já fei­to um per­cur­so por fes­ti­vais, nome­a­da­men­te “A meni­na com os olhos ocu­pa­dos”, ani­ma­ção de André Car­ri­lho, e “Bad for a Moment”, de Dani­el Soa­res, que rece­beu uma men­ção espe­ci­al em 2024 em Can­nes, e abor­da ques­tões soci­ais sobre habi­ta­ção e a vida nas cida­des.
A estas obras jun­ta-se a lon­ga-metra­gem “Manas”, de Mari­an­na Bren­nand, uma copro­du­ção luso-bra­si­lei­ra com a Fado Fil­mes que foi a gran­de ven­ce­do­ra do pro­gra­ma Giornate […] 

fon­te: Fil­mes com pro­du­ção por­tu­gue­sa em fes­ti­val nos EUA