Percebes” na corrida para os Óscares 2025

Pre­mi­a­do em junho pas­sa­do no Fes­ti­val de Cine­ma de Annecy, com o Pré­mio Cris­tal de Melhor Cur­ta-Metra­gem do Fes­ti­val de Annecy, “Per­ce­bes” pode­rá em bre­ve cons­tar da shor­tlist de nome­a­dos na cate­go­ria de Melhor Cur­ta-Metra­gem de Ani­ma­ção, na mes­ma cate­go­ria para a qual este­ve nome­a­do o fil­me “Ice Mer­chants”, de João Gon­za­lez, em 2023.
Pro­du­zi­da pela coo­pe­ra­ti­va BAP Ani­ma­ti­on, com copro­du­ção fran­ce­sa, esta ani­ma­ção em agua­re­la e digi­tal, sobre o ciclo de vida des­te crus­tá­ceo no con­tex­to da apa­nha no Algar­ve, abor­da tam­bém ques­tões sobre a rela­ção dos habi­tan­tes locais com o mar, sobre turis­mo e o desor­de­na­men­to da cos­ta por­tu­gue­sa.
Uma das rea­li­za­do­ras des­te fil­me, Lau­ra Gon­çal­ves, che­gou a inte­grar a lis­ta de fina­lis­tas aos Ósca­res de 2023, com o fil­me de ani­ma­ção “O homem do Lixo”, no entan­to não che­gou às nome­a­ções.
De acor­do com a orga­ni­za­ção dos Ósca­res, 88 cur­tas-metra­gens de ani­ma­ção de todo o mun­do foram con­si­de­ra­das ele­gí­veis, das quais 15 […] 

fon­te: “Per­ce­bes” na cor­ri­da para os Ósca­res 2025