Doclisboa regressa a 17 de outubro

Foi reve­la­da hoje a pro­gra­ma­ção com­ple­ta do Doclis­boa 2024, que decor­re entre 17 e 27 de outu­bro. Ao todo, serão exi­bi­dos 183 fil­mes de 55 paí­ses. A aber­tu­ra será com a lon­ga-metra­gem “Sem­pre”, fil­me de mon­ta­gem da rea­li­za­do­ra ita­li­a­na Luci­a­na Fina a par­tir dos arqui­vos da Cine­ma­te­ca Por­tu­gue­sa, com ima­gens de cine­ma que acom­pa­nha­ram a pre­pa­ra­ção e o pro­ces­so da revo­lu­ção de 25 de Abril de 1974.
Na Com­pe­ti­ção Por­tu­gue­sa há dez obras a con­cur­so. Entre eles, des­ta­cam-se as estrei­as por­tu­gue­sas de “Fogo do Ven­to”, de Mar­ta Mateus e “As Noi­tes ain­da chei­ram a Pól­vo­ra”, de Ina­del­so Cos­sa, as estrei­as mun­di­ais de “O Palá­cio de Cida­dãos” de Rui Pires e “Enxo­fre”, Miguel Sea­bra Lopes e a estreia euro­peia de “Estou Aqui”, de Zsó­fia Pac­zo­lay e Dori­an Riviè­re.
O DocLis­boa aco­lhe­rá ain­da a estreia mun­di­al do docu­men­tá­rio “Por ti, Por­tu­gal, eu juro”, de Sofia da Pal­ma Rodri­gues e Dio­go Car­do­so, que resul­tou de uma inves­ti­ga­ção jor­na­lís­ti­ca sobre os mili­ta­res afri­ca­nos que […] 

fon­te: Doclis­boa regres­sa a 17 de outubro