Cinanima 2024 com mais de uma centena de filmes a concurso

O Cina­ni­ma, que vai decor­rer de 8 a 17 de novem­bro, anun­ci­ou hoje as pri­mei­ras novi­da­des. De acor­do com a orga­ni­za­ção, a com­pe­ti­ção inter­na­ci­o­nal é com­pos­ta por 81 títu­los dis­tri­buí­das pelas cate­go­ri­as: cur­tas-metra­gens (38), estu­dan­tes (38) e lon­gas-metra­gens (5) de ani­ma­ção. Para as com­pe­ti­ções naci­o­nais foram sele­ci­o­na­dos 32 obras.
Entre os can­di­da­tos por­tu­gue­ses, des­ta­cam-se qua­tro que dis­pu­tam o Pré­mio de Melhor Cur­ta-Metra­gem Inter­na­ci­o­nal e por isso têm pos­si­bi­li­da­de de se qua­li­fi­car para um Óscar de Melhor Cur­ta-metra­gem de Ani­ma­ção: “Per­ce­bes”, “T‑Zero”, “Citi­zen Tou­rist” e “Ama­nhã não dão chu­va”.
O fil­me “Per­ce­bes”, de Ale­xan­dra Rami­res e Lau­ra Gon­çal­ves, já ganhou o Pré­mio de Melhor Cur­ta-Metra­gem no Fes­ti­val de Cine­ma de Ani­ma­ção de Annecy e abor­da o ciclo de vida des­te crus­tá­ceo, tocan­do ain­da aspe­tos como o turis­mo de mas­sas no Algar­ve e o desor­de­na­men­to da cos­ta por­tu­gue­sa.
“T‑Zero”, de Vicen­te Nirō, con­ta a his­tó­ria de […] 

fon­te: Cina­ni­ma 2024 com mais de uma cen­te­na de fil­mes a concurso