um domingo pouco memoravél

domingo1

Um domin­go inter­mi­ná­vel” é a pri­mei­ra lon­ga-metra­gem de Alain Par­ro­ni, co-pro­du­zi­da por Wim Wen­ders (“Paris, Texas” e “Dias Per­fei­tos”). O fil­me acom­pa­nha a jor­na­da de 3 jovens por Roma, que se movi­men­tam entre a zona cos­tei­ra e a zona urba­na da cida­de, alternadamente. 

Nes­te fil­me, Par­ro­ni mer­gu­lha nas emo­ções da juven­tu­de, nome­a­da­men­te na angús­tia, sen­ti­men­to este tran­ver­sal nos jovens do mun­do atu­al. A his­tó­ria é sim­ples, pelo que já refe­ri, mas a rea­li­za­ção é mui­to bem exe­cu­ta­da em gran­de par­te do fil­me, prin­ci­pal­men­te nos pla­nos mais con­tem­pla­ti­vos, que são extre­ma­men­te bem con­se­gui­dos. O rea­lis­mo está bem pre­sen­te nes­ta obra, poden­do-se carac­te­ri­zá-la como pós-moder­na e de um rea­lis­mo bas­tan­te imer­si­vo que cap­ta os sen­ti­men­tos das per­so­na­gens de for­ma mui­to concreta.

Esta inqui­e­tan­te jor­na­da é leva­da a cabo pelas per­so­na­gens prin­ci­pais, tam­bém mui­to bem cons­truí­das, real­çan­do a rea­li­za­ção do fil­me, que é bas­tan­te ape­la­ti­va, tal como a foto­gra­fia. Infe­liz­men­te, o fil­me não se reve­lou mere­ce­dor de um segun­do visi­o­na­men­to, prin­ci­pal­men­te por não ter momen­tos-cha­ve que agar­rem o espec­ta­dor, fican­do assim um pou­co a desejar.

Escri­to por: Gui­lher­me Paiva