Em 2022, com o seu último filme, “Lobo e Cão”, Cláudia Varejão conquistou o prémio de melhor filme da Giornate degli Autori. Dois anos depois regressa a Festival Internacional de Cinema de Veneza com “Kora”, uma curta-metragem produzida pela Terratreme, que traça o perfil de várias mulheres refugiadas a viver em Portugal. Em comum entre si, trazem o passado no corpo e nas palavras, bem como aqueles que amam impressos em retratos. A partir dessas memórias, acedemos ao olhar íntimo e político de quem reconstrói o (seu) presente.
O filme vai-se desenrolando, narrativa e formalmente, através de um coro de vozes e gestos deste grupo: Inna da Ucrânia, Norina do Afeganistão, Zohra do Sudão, Margarita da Rússia e Lana da Síria. De acordo com sinopse, em “Kora”, os retratos não têm tempo, nem nacionalidade. Não são retratos de morte, nem de vida. São presença e ausência. Olham-nos e são olhados. Pertencem a um lugar de encontro entre toda a humanidade.
Na seleção […]