Histórias de loucura

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Yor­gos Lanthi­mos não é um nome des­co­nhe­ci­do. A par­tir de 2015, com The Lobs­ter (A Lagos­ta), come­çou a ganhar reco­nhe­ci­men­to e, mais recen­te­men­te, com Poor Things (Pobres Cri­a­tu­ras) che­gou ao auge da sua car­rei­ra. Este ano, tam­bém com a par­ti­ci­pa­ção de ato­res com quem tra­ba­lhou em “Pobres Cri­a­tu­ras” (como Emma Sto­ne, Wil­li­em Dafoe ou Mar­ga­ret Qual­ley) “His­tó­ri­as de Bon­da­de” é lan­ça­do comer­ci­al­men­te em Por­tu­gal. O fil­me estru­tu­ra-se como uma fábu­la tríp­ti­ca, uma his­tó­ria divi­da em 3 partes.

Na pri­mei­ra, conhe­ce­mos um homem que ten­ta reas­su­mir o con­tro­lo da sua pró­pria vida; na segun­da, um polí­cia alar­ma­do com o fac­to da sua mulher, que esta­va desa­pa­re­ci­da, ter regres­sa­do e pare­cer uma pes­soa dife­ren­te; e, na ter­cei­ra, uma mulher deter­mi­na­da a encon­trar uma pes­soa espe­cí­fi­ca com uma capa­ci­da­de especial. 

O que se sen­te aqui, em geral, é que nada se repe­te ou se reci­cla, a não ser o sen­ti­men­to de algu­mas per­so­na­gens, nome­a­da­men­te da per­so­na­gem inter­pre­ta­da pelo ator Jes­se Ple­mons, que duran­te as três par­tes trans­pi­ra um total des­con­for­to e que, por isso, tem um desem­pe­nho notá­vel. Sen­do este um fil­me em que Lanthi­mos regres­sa ao mun­do real, ao con­trá­rio da imer­são num mun­do fan­tás­ti­co em “Pobres Cri­a­tu­ras” ou numa dis­to­pia em “A Lagos­ta”, “His­tó­ri­as de Bon­da­de” repre­sen­ta um uni­ver­so atu­al, mui­tas vezes assus­ta­dor, onde nun­ca sabe­mos para onde o fil­me nos leva­rá a seguir, tudo é impre­vi­sí­vel. Há momen­tos nes­te fil­me que alguns espec­ta­do­res podem achar des­con­for­tá­veis, mas que não dei­xam de dar sen­ti­do à his­tó­ria, sen­do por­tan­to fundamentais.

Vale a pena refe­rir que a dura­ção (2h45) não é um pro­ble­ma, o fil­me pro­gri­de de uma manei­ra bas­tan­te satis­fa­tó­ria em todas as suas par­tes, ten­do tam­bém em con­ta que esta­mos a ser apre­sen­ta­dos a dife­ren­tes con­tex­tos a cada novo capí­tu­lo. “His­tó­ri­as de Bon­da­de” é sim, o regres­so do “anti­go” Yor­gos, que traz de vol­ta o seu par­cei­ro gre­go Efthy­mis Filip­po. É um fil­me que, quer na rea­li­za­ção, quer no rumo que a his­tó­ria toma, nos dei­xa extre­ma­men­te ansi­o­sos para saber o que virá a seguir. O fil­me pode ser vis­to na Casa do Cine­ma de Coim­bra (horá­ri­os aqui).

Escri­to por: Gui­lher­me Paiva