Antes de lançar a última obra do grande Francis Ford Coppola, MEGALOPOLIS (em Outubro), a Midas Filmes traz-nos a cópia restaurada de “One from the heart — Reprise” em 4k. O filme está extremamente bonito e, mais uma vez, é um óptimo trabalho de restauração como já o tinha sido “Apocalypse Now Final Cut”. Se olharmos para trás na sua filmografia, depois do brilhante filme de guerra “Apocalypse Now”, Coppola mergulha aqui na loucura dentro do estúdio, onde “One From the Heart” foi integralmente rodado. Em português “Do Fundo do Coração”, acompanha dois namorados que comemoram o seu aniversário de namoro no dia 4 de julho, Dia da Independência (data bastante significativa para a cultura americana), mas nesse mesmo dia têm uma discussão, separam-se e cada um segue o seu caminho.
O filme que começa com a música do lendário Tom Waits e da espetacular Crystal Gayle — Opening Montage, que durante todo o filme é absolutamente incrível,todas as músicas encaixam na perfeição em todos os momentos do filme — de relembrar que todas as músicas deste filme foram compostas pela dupla. As músicas funcionam especialmente bem, pelo simples motivo de conseguirem exprimir na perfeição aquilo que as personagens sentem, captando exemplarmente aquilo que nos é apresentado visualmente.
No decorrer do filme reflete-se sobre a melhor forma de lidar com uma separação. Até ao final, percebemos que a forma como as personagens lidam com a separação não é assim tão diferente, até acaba por ser igual. As cores néon usadas durante todo o filme são extremamente impactantes e viciantes, todas as coreografias são muito bem executadas, tal como as performances dos dois atores principais, sentindo-se até uma certa química entre ambos, o que no envolve ainda mais dentro daquele universo. O humor deste filme é bastante inteligente e divertido.
Era invulgar pensar que Francis Ford Coppola teria sido capaz de ter feito um filme, que fosse um romance, mas o facto é que fê-lo com uma óptima execução, que no final brilha em todos os aspetos. O filme sente-se como um pedaço de arte extremamente bem feito, mas pouco apreciado, tendo em conta os resultados de audiência. “One From the Heart — Reprise” ainda pode ser visto na Casa do Cinema de Coimbra (horários aqui).
Escrito por: Guilherme Paiva