Das 39 curtas-metragens selecionadas para a cerimónia Sophia Estudante 2023 foram distinguidas 15 e duas receberam menções honrosas.
Na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, “A Semente que Palpita? de Marta Ribeiro, Alice Afonso, Tiago Pimenta e Laura Pires, da Universidade do Algarve foi a vencedora. Esta categoria contou ainda com “Juni e Evy? de Matilde Senos, University for the Creative Arts e “TUNDRA? de Daniel Monteiro, da Escola Superior de Media Artes e Design, em ex aequo no segundo lugar.
“Enquanto houver Ovelhas?, de João Mendes Pinto, da Universidade Católica Portuguesa — Escola das Artes, foi o vencedor na categoria de Melhor Curta-Metragem Documentário. “Panem Aurorae?, de Inês Catita, da Universidade Católica Portuguesa — Escola das Artes, e “Natan?, de Cátia Alpedrinha e Catarina Eduardo, da ETIC — Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, ocupam o segundo e terceiro lugar, respetivamente. Foi ainda atribuída uma menção honrosa a ?Um Dia Um Rio? de Diana Caneira, […]