Primeira longa-metragem do realizador portuense exibida à tarde no Teatro Académico de Gil Vicente. À noite haverá um documentário sobre o homicídio de Alcindo Monteiro
O realizador David Bonneville e a produtora Isabel Machado estarão presentes esta quinta-feira no Teatro Académico de Gil Vicente, na exibição do filme “O Último Banho”. A sessão tem início às 17h30.
A primeira longa-metragem do realizador portuense estreou no verão de 2021 e conta, no elenco, com as irmãs Anabela e Margarida Moreira, Miguel Guilherme e Martim Canavarro.
A longa-metragem da noite será o documentário “Alcindo”, de Miguel Dores. O filme retrata um dos crimes que mais chocou o país: o homicídio de Alcindo Monteiro, a 10 de junho de 1995, às mãos de um grupo de etno-nacionalistas.
“O dia em que este linchamento racial acontece é um momento tão carregado de símbolos – a violência nas claques, o Dia de Portugal, o momento histórico em que acontece – como se fosse uma caixa de ressonância. E o filme opera nessa caixa”, revela Miguel Dores, em entrevista ao jornal online Setenta e Quatro.
Programação de 18 de novembro
Seleção Ensaios, 15h00, Casa do Cinema de Coimbra
A Casa do Norte, de Inês Lima 8’55”
A Straight Story, de João Garcia Neto 9’40”
Barbas de Baleia, de Mariana Bártolo 10’56”
Fruto do Vosso Ventre, de Fábio Silva 19’56”
O Resto, de Pedro Gonçalves Ribeiro 20’55”
O Alto do Mártir, de Carolina Costa 22’24”
Camaradas de Armas, de Catarina Henriques 29’46”
Seleção Caminhos, 17h30, TAGV
Nha Sunhu, de José Magro 20′ 30”
O Último Banho, de David Bonnevile 95′
Seleção Caminhos, 21h45, TAGV
O Teu Nome É, de Paulo Patrício m24′
Cabra Cega, de Tomás Paula Marques 16′
Alcindo, de Miguel Dores 79′
fonte: Realizador David Bonneville presente na exibição de “O Último Banho”