“Sombra”, de Bruno Gascon, é exibido esta quarta-feira à noite no Teatro Académico de Gil Vicente
A longa metragem “Sombra”, de Bruno Gascon, é exibida quarta-feira, 17 de novembro, às 21h45 no Teatro Académico de Gil Vicente. O filme, premiado no Festival de Cinema de Barcelona, é inspirado em histórias verídicas de desaparecimentos de crianças, sendo uma homenagem às mães destas. Tem como pano de fundo o desaparecimento de Rui Pedro, em 1998. O realizador Bruno Gascon e a produtora Joana Domingues estarão presentes na sessão.
Ana Moreira, Joana Ribeiro, Miguel Borges, Lúcia Moniz, Vítor Norte, Ana Cristina Oliveira, Ana Bustorff e Sara Sampaio fazem parte do elenco da segunda longa metragem de Bruno Gascon.
À tarde, será exibido o documentário de Sérgio Trefaut, “Paraíso”. Um grupo de idosos reúne-se todos os dias nos jardins do Palácio do Catete, antiga sede da Presidência do Brasil e atual a Museu da República no Rio de Janeiro. Ao cair da tarde, homens e mulheres quase centenários revelam o sentido da vida através de antigas canções de amor. Este filme, retrato da sua força e vitalidade, foi subitamente interrompido pela pandemia de coronavírus, que dizimou uma geração.
Ainda na Seleção Caminhos, estará em exibição a curta-metragem “O Lobo Solitário”, do realizador e músico Filipe Melo. A curta, de 22 minutos, é protagonizada por Adriano Luz e conta com António Fonseca, Maria João Pinho, Márcia Breia, Custódia Gallego e Beatriz Batarda. Tem ainda participações especiais de Manuela Azevedo, Nuno Markl e Bruno Nogueira.
Programação de 17 de novembro
Seleção Ensaios, 15h00, Casa do Cinema de Coimbra
Make Her Dance, de Carolina Cruz 3’14”
Next Picture, de Cris A. Bringas 6′
The Announcement, de Denis Liakhov 7’40”
Depth Wish, de Margarida Albino 11′
O Quarto do Diogo, de João Nunes 14’36”
Lugar Nenhum, de Pedro Gonçalves Ribeiro 18’50”
Querido Domingo, de Tomás Maia Pinto 19’3”
Naughty Spot, de Jean Costa 19’30”
Lençol Branco, de Rebecca Moreno 19’49”
Seleção Caminhos, 17h30, TAGV
Seja como For, de Catarina Romano 12′ 23”
Armazónia, de Francisco Moura Relvas 11′
Paz, de José Oliveira, Marta Ramos 25′
Paraíso, de Sérgio Tréfaut 75′
Seleção Caminhos, 21h45, TAGV
O Lobo Solitário, de Filipe Melo 22′
Sombra, de Bruno Gascon 115′ 46”
fonte: Homenagem às mães de crianças desaparecidas no Festival Caminhos