A Ação de Formação PROGRAMAÇÃO E EXIBIÇÃO DE CINEMA tem como objetivo dotar colaboradores e trabalhadores do setor cultural dos conhecimentos necessários à adoção de boas práticas de programação e exibição de cinema. Esta Ação de Formação visa apresentar processos, técnicas e práticas ligadas a questões relacionadas com licenciamentos, direitos de autor e materiais de projeção. Uma atenção especial é dada à exibição de cinema de património, bem como a diferentes modelos de programação e a uma eficaz assessoria de imprensa.
Esta Ação de Formação irá ainda focar-se em casos concretos, de âmbito regional, nacional e internacional, que constituem uma componente significativa do programa. Desta forma, a Ação de Formação permitirá reforçar a rede de agentes culturais ligados à projeção de filmes em Portugal.
A Ação de Formação é gratuita. As inscrições são limitadas a 60 participantes, devendo ser feitas através de formulário, até dia 5 de março. A atribuição das vagas será feita por ordem de inscrição. Dúvidas relacionadas com o preenchimento do formulário, programa ou funcionamento da ação de formação devem ser remetidas ao ICA através do e‑mail [email protected].
A formação destina-se a colaboradores e trabalhadores do setor cultural que pretendam aprofundar conhecimentos no domínio da programação e exibição cinematográfica.
Planificação
As 2a e 4a fases decorrerão em presença, em diferentes regiões do país. Caso a situação nacional assim o exija, as sessões realizar-se-ão online, via Zoom.
PROGRAMA
1 – Como planear e exibir um programa de cinema: etapas, técnicas e práticas
2 – Como programar filmes: estudos de caso
3 – Desenvolvimento do projeto individual ou de grupo
4 – Discussão e avaliação dos projetos desenvolvidos
5 – Apresentação e discussão de projetos
AVALIAÇÃO
Os formandos apresentarão um projeto de programação cinematográfica (mostra, ciclo retrospetiva ou outro tipo de programação, com um mínimo de 5 sessões), que será avaliado no final.
CERTIFICAÇÃO
A certificação da conclusão com aproveitamento da ação de formação PROGRAMAÇÃO E EXIBIÇÃO DE CINEMA será emitida pelo Centro de Estudos Comparatistas, uma unidade científica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A emissão do certificado depende da participação em pelo menos 80% das sessões e da submissão do projeto para avaliação.
EQUIPA DE FORMADORES
Coordenadora
Filipa Rosário – Investigadora e docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Avaliador externo
Paulo Cunha – Professor de Cinema na Universidade da Beira Interior, programador do Curtas Vila do Conde, programador e produtor do Cineclube de Guimarães.
Formadores convidados
Luís Ferro – Programador do Cinema Fora-dos-Leões, Cineclube da Universidade de Évora. Carlos Rafael Lopes – Programador do Cineclube de Faro.
Rui Machado – Subdiretor da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.
Joana Canas Marques – Programadora do Cineclube do Porto e novo Batalha – Centro para o Cinema (Ágora/CM-Porto).
Vítor Ribeiro – Diretor do Cineclube de Joane, do observatório Close-Up e programador de cinema da Casa das Artes de Famalicão.
Tiago Santos – Vice-diretor do Festival Caminhos do Cinema Português.
Susana Santos Rodrigues – Programadora de cinema, distribuidora, agente de vendas e consultora (Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Bildrausch FilmFest Basel e Mostra de Cinema de Expressão Alemã, em Portugal).
Mafalda Sebastião – Jurista, Loja Lisboa Cultura (CML).
Nuno Sena – Programador na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e responsável pela organização de ciclos e retrospetivas na Cinemateca Portuguesa, no IndieLisboa e no DocLisboa desde 1998.