European Film Award: 2 curtas portuguesas na short-list

Os res­tan­tes nome­a­dos des­te ano são ALL CATS ARE GREY INTHE DARK, de Las­se Lin­der (Sui­ça), GENIUS LOCI, de Adri­en Méri­ge­au (Fran­ça), e SUN DOG, de Dori­an Jes­pers (Bélgica/Rússia).

Os cin­co nome­a­dos para o pré­mio de Melhor Cur­ta-metra­gem Euro­peia são sele­ci­o­na­dos a par­tir de uma lis­ta de 19 can­di­da­tos indi­ca­dos pelos júris inter­na­ci­o­nais de diver­sos fes­ti­vais de cine­ma euro­peus. Ao lon­go do ano, os júris inter­na­ci­o­nais de 19 fes­ti­vais de cine­ma euro­peus sele­ci­o­nam, entre as cur­tas-metra­gens euro­pei­as em com­pe­ti­ção nos res­pe­ti­vos fes­ti­vais, um fil­me can­di­da­to aos Euro­pe­an Film Awards. Com base nes­ta pri­mei­ra sele­ção, os refe­ri­dos fes­ti­vais apu­ram a lis­ta final dos cin­co can­di­da­tos ao prémio. 

A cur­ta de Jor­ge Jáco­me foi sele­ci­o­na­da no Upp­sa­la Short Film Fes­ti­val . Já O TIO TOMÁS, A CONTABILIDADE DOS DIAS, foi indi­ca­do pelo Riga Inter­na­ti­o­nal Film Fes­ti­val .

Os mais de 3.800 mem­bros da EFA vão ago­ra votar, por for­ma a apu­rar os fil­mes ven­ce­do­res, que serão depois apre­sen­ta­dos numa série de even­tos em linha, a decor­rer de 8 a 12 de dezembro. 

Sai­ba mais no sítio dos Euro­pe­an Film Awards.

Fon­te.