“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” e “Past Perfect” nomeados para os Prémios da Academia ​Europeia de Cinema 2020

Cinema Portugus Curta-metragem

Dois filmes portugueses esto entre os cinco nomeados na categoria de melhor curta-metragem, foi hoje anunciado a partir do Festival de Cinema Europeu de Sevilha.

“Tio Tomás, A Con­ta­bi­li­da­de dos Dias”, o mais recen­te fil­me de Regi­na Pes­soa, e “Past Per­fect” de Jor­ge Jacó­me são dois dos cin­co nome­a­dos para Melhor Cur­ta-Metra­gem Euro­peia da 33.ª edi­ção dos Pré­mi­os da Aca­de­mia Euro­peia de Cine­ma (EFA), foi hoje anun­ci­a­do a par­tir do Fes­ti­val de Cine­ma Euro­peu de Sevilha. 

A cur­ta por­tu­gue­sa de ani­ma­ção de Regi­na Pes­soa tem sido galar­do­a­da em diver­sos fes­ti­vais des­de a estreia. Dupla­men­te pre­mi­a­do em Annecy (Fran­ça) — o mais impor­tan­te fes­ti­val de ani­ma­ção do mun­do — e tam­bém no Ani­ma­mun­di (Bra­sil) e em Chi­ca­go (EUA), entre outros.

O fil­me de 13 minu­tos, que com­bi­na téc­ni­cas de ani­ma­ção, mis­tu­ran­do stop-moti­on com gra­vu­ra ani­ma­da digi­tal, rece­beu ain­da o pré­mio de Melhor Cur­ta-Metra­gem de Ani­ma­ção na 47.ª edi­ção dos Annie Awards, que cele­bra a exce­lên­cia nes­ta área do cine­ma. Os pré­mi­os são atri­buí­dos anu­al­men­te pela divi­são de Hollywo­od da Asso­ci­a­ção Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma de Ani­ma­ção (ASIFA). Foi a pri­mei­ra vez que uma obra por­tu­gue­sa rece­beu um pré­mio da asso­ci­a­ção de ani­ma­ção ame­ri­ca­na. A obra de Regi­na Pes­so­as este­ve ain­da na lis­ta de 10 fil­mes na fase ante­ri­or à nome­a­ção dos fina­lis­tas para a melhor cur­ta-metra­gem de ani­ma­ção para os Óscares. 

Sobre esta nome­a­ção, Regi­na Pes­soa dis­se: “Isso sig­ni­fi­ca mui­to para mim, vin­do de uma famí­lia dis­fun­ci­o­nal numa aldeia per­di­da num peque­no país como o nos­so. Tem sido uma lon­ga e árdua jor­na­da des­de que come­cei a dese­nhar em cri­an­ça e agra­de­ço a todos aque­les que me aju­da­ram nes­se cami­nho, tan­to pro­fis­si­o­nal quan­to pes­so­al­men­te. Aci­ma de tudo, dedi­co todo o meu amor e o meu obri­ga­do ao meu tio Tomás, a quem este fil­me é dedi­ca­do, um homem humil­de e um pou­co excên­tri­co que teve uma vida sim­ples e anó­ni­ma. Não é neces­sá­rio ser-se uma pes­soa céle­bre para se tor­nar impor­tan­te nas nos­sas vidas.” 

Esta nome­a­ção mar­ca a pri­mei­ra via­gem aos Pré­mi­os da Aca­de­mia Euro­peia de Cine­ma para Regi­na Pes­soa, reco­nhe­ci­da rea­li­za­do­ra de “A Noi­te” (1999), “His­tó­ria Trá­gi­ca Com Final Feliz” (2005), e “Kali, O Peque­no Vam­pi­ro” (2012).
“Past Per­fect” de Jor­ge Jacó­me, um ensaio expe­ri­men­tal que mis­tu­ra fic­ção e docu­men­tá­rio, teve estreia mun­di­al na Ber­li­na­le de 2019 e pre­sen­ça em vári­os fes­ti­vais naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais. Em Ham­bur­go foi dis­tin­gui­do com o Gran­de Pré­mio e rece­beu outros galar­dões em cer­ta­mes dedi­ca­dos ao cine­ma experimental.

Os ven­ce­do­res serão reve­la­dos duran­te uma ceri­mó­nia vir­tu­al às 19h00 de 10 dezem­bro, após vota­ção pelos 3 800 mem­bros da Academia. 

por CINEMAX 
publi­ca­do 11:19 — 10 novem­bro ’20 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus Curta-metragem

Fon­te.