Numa época que o cinema parece, progressivamente, passar do grande para os pequenos ecrãs, o Festival Caminhos do Cinema Português continua a remar contra a maré digital, acreditando que o cinema deve ser visto e vivido em sala. O ciclo “Programa!Ação”, que serve de antecâmara ao próprio Festival, é mais um passo neste sentido.
O ciclo “Programa!Ação” faz-nos recuar até ao início de carreira de reputados cineastas nacionais, revisitando as suas primeiras produções. Uma viagem que, no fundo, representa o aceder à mente de jovens realizadores e o reconhecer da semente que germina e das suas novas formas de olhar o cinema e o mundo.
Sabemos que a linha que separa o cinema produzido num enquadramento profissional do produzido em contexto académico é cada vez mais ténue, mas, ainda assim, acreditamos que o contacto com as experimentações mais preliminares daqueles que são, hoje, realizadores aclamados é uma oportunidade única.
Ao longo de seis sessões, divididas entre Coimbra, Covilhã, Leiria e Lisboa, o ciclo “Programa!Ação” exibe cinematografias tanto inéditas quanto merecedoras de um olhar crítico e analítico.
Saiba mais na seguinte ligação: Programa!ação 2 – Rever o Passado, Hoje.