Na próxima quarta-feira, 7 de Outubro às 21h45, serão apresentados dois documentários portugueses. A curta-metragem Poéticas do Canto Polifónico e a longa-metragem Bostofrio. A entrada, como sempre, deverá ser reservada através do email [email protected], tendo os nossos associados entrada gratuita.
Poéticas do Canto Polifónico
de Maria do Rosário Pestana e João Valentim, 2018
Grupos formalmente instituídos salvaguardam um repertório polifónico predominantemente modal, a duas ou três vozes, em terceiras ou em terceiras e quintas paralelas. Estas mulheres detêm o conhecimento de um repertório, competências musicais e vocalidades que querem ver salvaguardados e reconhecidos. Querem partilhar e transmitir às gerações seguintes a experiência intersubjectiva e liminar do canto a vozes que reverbera nos seus corpos. Criámos uma equipa, partimos para o terreno, e falámos com dezenas de cantadeiras, encorajando-as a ativar e a valorizar o ‘canto de mulheres’, como algumas gostam de lhe chamar. Este documentário é uma das faces desse encontro e estudo.
Bostofrio, Où Le Ciel Rejoint La Terre
de Paulo Carneiro, 2018
Na aldeia de Bostofrio, em Trás-os-Montes, o realizador Paulo Carneiro procura chegar a um retrato do avô, que não conheceu e que nunca perfilhou o seu pai, perguntando, ouvindo e puxando pelas memórias dos seus conterrâneos. Essa personagem “ausente”, o avô, nunca se materializa – pois este não é um filme “sobre o avô”, é um filme sobre um homem à procura de uma imagem para o seu avô.
Um documentário sobre a família escrito e realizado por Paulo Carneiro. Galardoado com o Prémio de Imprensa CISION na 24.ª edição dos Caminhos do Cinema Português.
Duração Aproximada: 99 minutos
CONDIÇÕES DE ACESSO:
- Pré-Reserva de Lugar (através do email [email protected])
- Lotação limitada a 15 espectadores
- Uso obrigatório de máscara
- Cumprimento das normas gerais de higiene da DGS
A Entrada é livre a todos os associados. Ao se associar ao Centro de Estudos Cinematográficos está a contribuir para que possamos continuar a realizar a exibição de cinema alternativo, formações, o festival Caminhos e outras acções de formação na área da imagem em movimento. A entrada para estudantes é de 2€ e para o restante público tem um custo de 3€.