Cinema Portugus
Ser a segunda vez que o produtor homenageado por uma das mais importantes e prestigiadas cinematecas mundiais.
A Cinemateca Francesa irá prestar homenagem ao produtor Paulo Branco de 10 a 21 de fevereiro de 2021. Será a segunda vez que aquela Cinemateca presta tributo ao produtor português, depois de em 1992 lhe ter dedicado a homenagem intitulada “Bravo Branco”.
Paulo Branco torna-se assim o primeiro produtor independente a ser homenageado duas vezes por aquela que é uma das mais importantes e prestigiadas cinematecas do mundo.
O evento faz parte da programação da temporada 2020–21, hoje apresentada. Terá lugar ao longo de duas semanas durante as quais serão exibidos certa de 30 filmes. Branco estará presente.
Na documentação fornecida consta um texto que qualifica o português como “inspirado” e “audacioso”, lembrando que Paulo Branco iniciou a carreira no cinema em Paris, na década de 70, como programador e exibidor.
Desde então produziu filmes de realizadores desde os portugueses Manoel de Oliveira, Pedro Costa, ou João César Monteiro, passando pelo chileno Raúl Ruiz e pelo lituano Sharunas Bartas.
Produziu também filmes importantes de Chantal Akerman e Werner Schroeter e as obras iniciais de cineastas franceses como Olivier Assayas, Christophe Honoré, Laurence Ferreira Barbosa, Valeria Bruni-Tedeschi ou Mathieu Amalric.