Curta-metragem Cinema Portugus
A curta-metragem do realizador Alberto Seixas encontra-se entre as 25 melhores numa seleo que contou com cerca de 200 filmes de 26 pases.
Há um filme português entre os 25 selecionados para o STRAIGHT 8, uma competição internacional dedicada à exibição de curtas-metragens no formato super 8.
“Hunting Day”, realizado por Alberto Seixas, é um drama que aborda um dia no percurso de sobrevivência de um homem errante.
A seleção esteve a cargo de um júri de profissionais que incluiu o realizador vencedor de um Óscar Asif Kapadia (“Senna”, “Amy2, “Diego Maradona”) e o diretor de fotografia também premiado pela Academia norte-americana de cinema Robbie Ryan (“American Honey”, “The Favourite”, “Marriage Story”).
As regras desta competição obrigam à utilização de apenas uma bobine de super 8, onde cada participante terá de filmar sem qualquer de pós-produçao, com as cenas rodadas pela ordem em que serão exibidas.
A revelação e digitalização da película fica a cargo do STRAIGHT 8 o que, na prática, significa que os participantes só podem ver o seu filme na data de estreia, hoje anunciada pela organização.
Habitualmente com estreias em Cannes e em Londres, para os melhores 8 e 25 filmes, respectivamente, a competição será este ano integralmente exibida online, no site da STRAIGHT 8.
A 24 de junho, às 20h00, acontece a estreia dos melhores oito filmes e a 26, à mesma hora, serão exibidos os melhores 25, onde se encontra o português “Hunting Day”.
O filme de Alberto Seixas, inteiramente rodado em Celorico de Basto, a sua vila natal, conta com o ator João Marçal como protagonista e é a segunda experiência de realização do cineasta, depois do premiado documentário “Um homem não é um homem só”, em 2018.