O cinema é, para além de um objecto lúdico, uma ferramenta de comunicação, educação e sensibilização. Continuando a promoção do cinema de animação como uma ferramenta crítica da sociedade é exibida a 19 de Fevereiro, às 21h45 no Mini-Auditório Salgado Zenha, a longa-metragem de animação “Quando o Vento Sopra” de Jimmy T. Murakami. A entrada é livre a todos os associados.
Jim e Hilda Bloggs são um casal de meia-idade, que acredita que o Governo Britânico tem tudo controlado enquanto se preparam para uma Guerra Nuclear.
Quando a contagem decrescente começa, eles arregaçam as mangas e seguem as instruções do Governo distribuídas aos lares por toda a Grã-Bretanha nos anos 70. Eles pintam as janelas de branco, cronstroem uma barreira de portas e almofadas, recolhem a roupa e põem de lado dois pacotes de biscoitos de gengibre, uma lata de pedaços de ananás e um bom fornecimento de chá.
Esta história cautelosa é tanto humorística como macabra na sua consideração de uma das mais aterrorizantes possibilidades da vida moderna. Quando o Vento Sopra é uma história sobre amor, ternura, humanidade e esperança.
“Quando o Vento Sopra” é baseado na novela gráfica homónima de Raymond Briggs, que também assina o argumento do filme de animação de Jimmy T. Murakami. Esta longa-metragem de animação combina as técnicas do desenho e “stop-motion”.
A banda musical tem Roger Waters, Genesis, Squeeze… e David Bowie, que escreveu e interpreta o tema do filme, When the Wind Blows.
O filme é exibido a 19 de Fevereiro no Mini-Auditório Salgado Zenha, piso 0 da Associação académica de Coimbra, às 21h45. Entrada livre a sócios e estudantes. Público 3€.