Nem só de cinema é feito o Festival Caminhos do Cinema Português. Coimbra é palco do evento que leva a cabo o mote “Cinema Português para Todos”, durante a presente semana. Para além de ter o objetivo de despertar o interesse pelo cinema ou alimentar o gosto já previamente adquirido, também pretende promover conversas e “discussão” sobre a sétima arte.
Posto isto, a semana do festival conta também com Mastersessions. O conceito a desenvolver este ano é o do “O Meu Cinema”, tirando proveito da presença de realizadores conceituados na cidade de Coimbra devido ao festival. O tempo da Masterclass será por volta de uma hora, criando-se uma conversa mais dinâmica, entre o público e orador, e um aprofundamento no cinema de alguns realizadores portugueses.
As sessões ocorrem todas na Sala Carvão pelas 18h, dos dias 27, 28 e 29 de novembro. Moderadas pelo professor Sérgio Dias Branco, coordenador do Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas e professor auxiliar de Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. No dia 27 de novembro, quarta-feira, dá-se início à primeira sessão com a presença do realizador Tiago Afonso, professor de Montagem e Realização no curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia na Universidade Lusófona do Porto. Este ano, integra a equipa do júri da Seleção Caminhos.
João Maia, realizador e argumentista do filme “Variações” que faz parte da Seleção Caminhos, vai marcar presença no dia 28 na Mastersession. Por último Paulo Carneiro, realizador da longa-metragem “Bostofrio, où le ciel rejoint la terre” que venceu o Prémio Imprensa CISION na edição do ano passado do festival, é o orador da última sessão inserida nesta discussão de três dias sobre a sétima arte.
Saiba mais na seguinte ligação: ‘O Meu Cinema’ toma conta das Mastersessions.