A edição do catálogo de um festival é a materialização física de um conjunto de ideias, actos e vectores tomados a cada edição do evento. É um momento marcante na medida em que é essa mesma materialidade que permite perpetuar o trabalho de um ano inteiro de estudo, reflexão e programação do cinema que nos é proposto pelos criadores.
A importância da materialidade é feita pelas contingências em que o conseguimos produzir. Terabytes perdidos, centenas de informações recolhidas a partir das inscrições efectuadas por distribuidores e produtores unidos pela paixão cinematográfica tornam, ano após ano, a edição, o design e a revisão um processo desafiante que agora partilhamos com todos numa edição bilingue que torna o festival acessível a todos.
Acreditamos que acompanhar os Caminhos é acompanhar o portfólio da maior montra do Cinema Português e por isso se torna uma edição única que complementa a informação promovida pelo Instituto do Cinema e Audiovisual. Simultaneamente, este objecto editorial é um objecto de trabalho para jurados, imprensa, convidados e curiosos do nosso cinema.
Esperamos que a sua consulta e leitura proporcione momentos de (re)descoberta dos espectadores com a cinematografia que se junta a nós neste percurso percorrido ao longo de 25 edições.
Boas leituras e sobretudo bons filmes!
Saiba mais na seguinte ligação: Apresentação do Catálogo XXV edição.