A criação do CINECLUB BAIRRADA como um “espaço abstracto” e promotor de cultura, coloca a Comunidade em primeiro lugar. Respeitando os seus hábitos, o CINECLUB BAIRRADA compromete-se adaptar e partilhar com o público a arte cinematográfica e divulgar, em particular, o cinema português. São objetivos genéricos a programação, a formação (em particular de crianças e jovens) e a produção cinematográfica (em especial a documentação do património intangível da Bairrada).
O Cinema incentiva o espírito crítico, tendo o poder de expressar os ideais de uma cultura e, assim moldá-la pela liberdade de expressão e interpretação. O cinema é uma expressão artística dominante da nossa sociedade e os filmes são uma ferramenta linguística que nos dá a capacidade de formar ligações humanas duradouras na medida em que nos permitem compartilhar as nossas experiências e a nossa visão do tempo e espaço em que vivemos. Criamos o CINECLUB BAIRRADA e aderimos ao cineclubismo para afirmação da cultura da nossa região e para a propagação de valores que nos unem, nomeadamente do espaço territorial Bairrada e tudo o que ele representa, Bairrada essa que queremos também transformar num território cinematográfico.
É a primeira vez na história do cineclubismo em Portugal que se dá o nome de uma região a um Cine Clube. O CINECLUB BAIRRADA, é um Núcleo do Club de Ancas (Anadia), associação sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, fundada em 1904 e rege-se por princípios e objectivos de trabalho coletivo intermunicipal (quer através de membros individuais como colectivos) organizando-se por sete secções nos Concelhos de Águeda (Clube Macinhatense), Anadia, Cantanhede (Associação de Moradores da Praia da Tocha), Mealhada (Grémio de Instrução e Recreio) – secções já ativadas — Mira, Oliveira do Bairro e Vagos.
E é já no nosso primeiro ano de atividade que nos podemos associar e co-organizar o Encontro Nacional de CineClubes, que se realiza na Curia (Anadia), um dos espaços emblemáticos da nossa região que já serviu de cenário para algumas produções cinematográficas (a par do Bussaco/Luso na Mealhada, ou Praia da Tocha em Cantanhede). Para o CINECLUB BAIRRADA é uma honra poder contribuir para o desenvolvimento do cineclubismo nacional, assumindo o compromisso de pretendermos ser um membro ativo, mobilizador e inovador.
Esperamos que disfrutam do Parque das Termas da Curia, dos edifícios de Arte Nova de onde se destacam o Sala Buvette das Termas, as antigas salas do Casino da Curia e em particular da antiga Sala de Cinema dinamizada entre os anos 20 e 80 do século XX, reactivada também para programação do CINECLUB BAIRRADA.
Sejam bem-vindos à BAIRRADA, Terra de bem-viver.