Da programação oficial do Festival faz ainda parte SLEEPWALK, de Filipe Melo (Portugal-EUA), que integra a secção não competitiva “Short Films / Focous on World Cinema”.
PEDRO E INÊS, uma adaptação do romance “A Trança de Inês”, de Rosa Lobato de Faria, e produzido por Tathiani Sacilotto (Persona Non Grata Pictures), em coprodução com França e Brasil, terá a sua estreia mundial no MWFF 2018.
OS DOIS IRMÃOS, uma coprodução Portugal-Cabo Verde (Take 2000 e Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas do Governo de Cabo Verde), inspirada numa história verídica, conta como André, um cabo-verdiano emigrante em Lisboa, se vê obrigado a regressar a Cabo Verde para restaurar a honra da sua família, depois de receber a notícia de que o seu irmão mais novo se havia envolvido com a sua mulher.
Fundado em 1977, o Festival de Montreal é um dos mais antigos festivais internacionais de cinema do Canadá e o único festival de cinema competitivo na América do Norte credenciado pela FIAPF (International Federation of Film Producers Associations).