Cinema Portugus
A co-produo franco-portuguesa foi realizada por Eugne Green.
Cinema portugus em Locarno 2018 Duas produes portuguesas integram a programao do festival suo que decorre em agosto.
A curta-metragem “Como Fernando Pessoa Salvou Portugal”, de Eugène Green, vai integrar a competição da secção Signs of Life da 71.ª edição do Festival de Locarno, que decorre de 1 a 11 de agosto de 2018.
“Como Fernando Pessoa Salvou Portugal”, que estreará em Portugal no dia 22 de Julho com honras de encerramento no Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, é o mais recente filme do francês Eugène Green. Trata-se de uma coprodução entre França (Noodles Production), Bélgica (Les Films du Fleuve dos irmãos Dardenne) e Portugal (O Som e a Fúria) e será exibido em Locarno na secção Signs of Life.
A curta-metragem, protagonizada por Carloto Cotta, Manuel Mozos, Diogo Dória, Alexandro Pierroni Calado, Ricardo Gross, Mia Tomé e o próprio Eugêne Green, é uma bem humorada viagem ao universo de Fernando Pessoa. A narrativa é baseada num dos episódios mais célebres da carreira publicista do heterónimo Álvaro de Campos, autor do célebre slogan “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”, criado em 1927 para a entrada da Coca-Cola em território português. A bebida viria a ser proibida em Portugal e só chegaria a ser comercializada 50 anos depois daquele episódio.
Eugène Green nasceu nos Estados Unidos da América, em 1947, mas obteve a nacionalidade francesa em 1976. As suas longas “Le points des arts” (2004), “A Religiosa Portuguesa” (2009), “La Sapienza”(2014) foram todas exibidas em Locarno.
“Como Fernando Pessoa Salvou Portugal”, de Eugène Green, é promovido e distribuído pela Agência da Curta Metragem.