A submissão de propostas pode ser feita através do portal do Orçamento Participativo (OPP), em www.opp.gov.pt, em qualquer uma das bibliotecas públicas e municipais e Espaços Cidadãos, que este ano se associaram à iniciativa, ou durante um dos vários Encontros Participativos que decorrem por todo o território nacional. Veja onde pode participar.
À fase de apresentação de propostas, que termina a 24 de abril, segue-se, entre 11 de junho e 30 de setembro, a votação nos projetos, aberta a todos os que queiram participar, e que pode ser feita através do portal do OPP ou por SMS gratuito.
A segunda edição do Orçamento Participativo (OPP), que conta com um reforço de 2 milhões de euros (passou de 3 milhões de euros, em 2107, para 5 milhões de euros, em 2018), associa-se aos valores de democracia, liberdade e participação popular, evocando a Revolução do 25 de Abril. Para tal, realizou diversos encontros pelo país, reproduzindo geograficamente locais relevantes para a ação militar levada a cabo pelo Movimento das Forças Armadas.
A primeira edição contou com 600 propostas a votação, estando já em concretização os 38 projetos que recolheram a maioria dos cerca de 80 mil votos recebidos. Conheça os projetos vencedores do OPP de 2017.