Em competição na Secção Oficial de Cinema Fantástico vão estar 16 longas-metragens e 15 curtas-metragens e na 28.ª Secção Oficial Semana dos Realizadores – Prémio Manoel de Oliveira — competem dez obras, entre as quais as portuguesas APARIÇÃO, de Fernando Vendrell, e UMA VIDA SUBLIME, de Luís Diogo, ambas em antestreia mundial. Ainda em competição vão estar oito filmes selecionados para a Secção Oficial Orient Express.
Nos Prémios do Cinema Português competem as curtas-metragens CALIPSO, de Paulo A. M. Oliveira e Pedro Martins; SPIN-OFF, de Farid Salamé; NÃO DESCULPO, de Sofia Almeida Ferreira e Pedro Marta; ENTRETONS, de Luís Miranda; QUALQUER COISA DE BELO, de pedro Senna Nunes; e RED QUEEN, de Adriana Martins da Silva e Pedro Martins. UMA VIDA SUBLIME, de Luís Diogo; APARIÇÃO, de Fernando Vendrell; e DOUTORES PALHAÇOS, de Bernardo Lopes e Helder Faria, são as longas-metragens integradas nesta competição.
O Prémio Cinema Português – Escolas de Cinema será selecionado entre filmes produzidos por alunos da Universidade Católica do Porto; Universidade Lusófona de Lisboa; Universidade do Minho; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Escola Superior Artística do Porto; Escola Técnica de Imagem e Comunicação (Lisboa); Escola Superior de Arte e Design do Instituto Politécnico de Leiria; e Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto.
No que se refere aos programas especiais, o Fantasporto dedica uma Homenagem a Lauro António, que inclui a exibição da sua longa-metragem, MANHÃ SUBMERSA. Haverá ainda espaço para a secção TV Globo Fantástica; uma retrospetiva do trabalho de Chang Tso-Chi; a 5.ª edição do Fantas Classics, que conta com a presença de Harley Cokeliss, por ocasião do 30.º aniversário da estreia do seu filme, DREAM DEMON.
A programação completa do 38.º Fantasporto está disponível no sítio do Festival.