Nas secções competitivas do festival, destaque para as sete longas-metragens da competição internacional: THE BREADWINNER, de Nora Twomey, em estreia em Portugal; HAVE A NICE DAY, de Liu Jian; Ethel & Ernest, de Roger Mainwood; CINDERELLA THE CAT, de Ivan Cappiello, Marino Guarnieri, Alessandro Rak e Dario Sansone; RABBIT SCHOOLE, de Ute von Münchow-Pohl; THE ODDSOCKEATERS, de Galina Miklinova; e A SILENT VOICE, de Naoko Yamada.
Do programa fazem ainda parte a competição nacional — Prémio Vasco Granja / SP Autores -, composta por 12 curtas-metragens portuguesas, a competição de Curtas-metragens, a competição de Estudantes, a competição Curtíssimas (filmes até 2 minutos) e a competição Monstrinha, secção do Festival dedicada ao público mais novo.
A MOSNTRA 2018 fará, igualmente, mais uma homenagem ao cinema de animação japonês, trazendo a Lisboa os realizadores oscarizados Kunio Katō e Koji Yamamura para apresentarem alguns dos seus trabalhos.
Antecipando o arranque oficial do Festival, no dia 7 de março será exibido o filme “A Idade da Pedra” (Early Man), realizado por Nick Park. A 10 de março, o português Emanuel Nevado, da equipa de animação do filme e o realizador Nick Park, estarão na MONSTRA para dar uma masterclasse e apresentar os seus filmes.
Outras secções do Festival incluem a exibição de filmes históricos, documentários de animação, filmes de animação de terror, filmes sensuais para maiores de 18 anos, e videoclips de animação.
Destaque ainda para a Monstrinha Pais e Filhos, com sessões gratuitas para crianças até aos 3 anos e workshops de animação para pais e filhos, e as sessões nas escolas e para as escolas da grande Lisboa, que incluem a MONSTRINHA. E e a MONSTRA Universitária.
Para mais informações, consulte o programa completo da MONSTRA 2018, já disponível no sítio do Festival.