O III Simpósio, este ano realizado convenientemente num espaço intitulado Museu da Imagem e do Movimento (m|i|m|o) em Leiria, pretende apresentar-se como um lugar de cultivo do interesse pelo cinema. Através da apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa académica, criar-se-ão momentos de discussão para o escolar e curioso, unindo-se estes pelos reflexos e influências que o Cinema implementa na sociedade contemporânea.
Programa III Simpósio “Fusões no Cinema”
m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento – Leiria
24 Novembro
“Fusões no Cinema”
O lugar do cinema de animação no ensino superior”
“Sombra – Um espaço pictórico”
Patrícia Rosas Prior, Fundação Calouste Gulbenkian
“Os cineteatros na província (1930–1950): arquitecturas, cinema e movimento moderno”
José Raimundo Noras, Universidade de Lisboa:
“O Teatro de Questionamento e o Guião Subjetivo de Cunha de Leiradella”.
“Processos criativos, inacabamento e fantasia no filme O Sol do Marmeleiro”
Mónica Baptista, Escola Superior de Teatro e Cinema
“O Cinema e a Dança: o olhar e o movimento”
Sérgio Bordalo e Sá, INET-MD, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança
“Práticas híbridas, territórios nômades: implicações estéticas cinematográficas”
Dionatan Daniel da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina
“Antropologia e artes em diálogo”.
“Diálogos Arte e Ciência uma aproximação antropológica”
Carlos Miguel Rodrigues, Associação NovaTerra, Associação Cultural Arte e Ambiente
“Jonathas de Andrade entre O levante (2012) e O caseiro (2016)”
Marcela Matos Nhedo, Universidade Estadual de Campinas
“Fusão de Artes no Cinema – um Estudo de Caso em Moçambique”
Estevão José Filimão, Instituto Superior de Artes e Cultura, Moçambique
25 Novembro
“Star Wars: Ética e Virtude numa galáxia distante”
“Interseção narrativa entre cinema e tecnologia: Convergências e divergências”
Flávio Hobo, Universidade da Beira Interior
“El cine de Romero en el ocio electrónico”
Jose Antonio Rodríguez Gomez, Universidade de Córdoba, Espanha
“Revisiting the Kuleshov Experiment: New Computational Approaches to Film Editing”
Nuno Almeida, Bruna Sousa, Pedro Martins & José de Carvalho, Universidade de Coimbra:
“Cinema e Educação. Estudos de Caso no Brasil e em Portugal”
“Três Filmes Antigos de Matosinhos: Potencialidades de Exploração Pedagógico-Didática”
Elvira Rodrigues, Universidade Católica do Porto
“Cinema e Educação. Convergências para a Formação Cultural, Social e Artística”
J. António Moreira, Univ. Aberta & Vitor Ferreira, Caminhos do Cinema Português:
“Um modelo pedagógico virtual para a desconstrução de imagens em movimento e o seu impacto no autoconceito de estudantes do Ensino Superior”
“O Cinema na Aula de História: a dupla face de Janus? Contributos de um Estudo Exploratório”
Elvira Rodrigues, Universidade Católica do Porto & Joaquim Escola, UTAD
“Utilização de filmes na educação para promoção de atitudes de cidadania e solidariedade”
Rubia Fonseca & Joaquim Escola, UTAD
“Cinema e Cidadania: Uma interação pedagógica em contexto escolar”
António Cruz Leandro, Agrupamento Escolas Oliveira do Bairro
“Cine Científico y Educativo: un reconocimiento a su evolución histórica”
“Cinema, Legendas e Público Infanto-Juvenil: um Desafio”
Rita Menezes, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, IPL
“O Cinema no ensino da História e Geografia: um estudo de caso”
Francisco Pereira, Univ. Porto
“O controlo de gestão no setor audiovisual: uma investigação com estudos de caso múltiplos”
Inês Castro, Univ. Porto.
26 Novembro
“Portugal: a telenovela, produto-âncora dos canais free-to-air”
“A Escrita sobre Ficção Literária como Instrumento Criativo e Metodológico”
Mónica Baptista, Escola Superior de Teatro e Cinema
“Dublar ou não dobrar, eis a questão”
Fábio Lucindo, Universidade de Coimbra
“Realidade e Fantasia no Universo de Tim Burton”
“Diálogo(s) interartes no texto fílmico Glory”
Constança Silva Coelho, CEMRI – Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais, Univ. Aberta.
“Cinema filosófico: como os filmes podem filosofar”
Diana Neiva, Universidade do Porto
“Diálogos entre Literatura e Cinema: personagens adaptados em Estive em Lisboa e lembrei de você”
Leomaris Aires, Universidade Federal de Santa Catarina
“Cinema e Televisão: um roteiro de diferenças e aproximações”
— Originalmente publicado em http://j.mp/2fjjsnJ