O Centro de Estudos Cinematográficos tem um estágio aprovado no programa Pejene para estudantes com frequência de Licenciatura em Design e Multimédia, Som e Imagem ou Design de Comunicação.
Os estágios terão a duração de 2 a 3 meses, devendo decorrer entre julho e setembro de 2016, dando-se preferência aos estágios com duração de 3 meses.
O PEJENE tem como função integrar o estagiário numa entidade de acolhimento, desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado de acordo com a área de formação do estagiário. Os estágios decorrem sob a supervisão de um tutor técnico (profissional experiente da entidade de acolhimento) que, no final do mesmo, elaborará um relatório de avaliação, de acordo com modelo próprio disponibilizado pela Fundação da Juventude.
O estagiário terá também de redigir um relatório final de estágio desenvolvido, de acordo com uma matriz a fornecer pela Fundação da Juventude, devendo o mesmo ser entregue no final do estágio ao tutor técnico, que o remeterá à Fundação, depois de visado, juntando-lhe a ficha de avaliação atrás referida.
Compete às entidades de acolhimento dos estágios pagar, no mínimo, mensalmente aos estagiários os subsídios de alimentação e de transporte. Para além disso, deverão ainda fazer um Seguro de Acidentes Pessoais aos estagiários.
Certificados de Estágio
Aos jovens estagiários do PEJENE será atribuído um Certificado de Estágio, emitido conjuntamente pela Fundação da Juventude e por todas as entidades copromotoras do Programa, documento esse que será entregue até ao final do mês de novembro de 2016.
Cada estudante pode candidatar-se até 4 vagas de estágio, de acordo com as suas preferências. No entanto, a pré-seleção fica condicionada aos requisitos exigidos pela empresa/entidade de acolhimento.
Estarão disponíveis as vagas para estágio e os estudantes candidatam-se diretamente às vagas que correspondem à sua área de formação. Os estudantes serão contactados diretamente pelas empresas, caso estas tenham interesse no seu perfil. A seleção final é da responsabilidade das empresas/entidades de acolhimento, e comunicado por estas aos estudantes e à Fundação da Juventude.
As vagas, à medida que são preenchidas deixam de estar disponíveis online. No ato da candidatura os estudantes devem submeter um comprovativo de como estão a frequentar o último ou penúltimo ano do ensino superior. Caso não entreguem esse mesmo comprovativo, a candidatura não será validada.
Frequência de Licenciatura em Design e Multimédia, Som e Imagem, Design de Comunicação.
Perfil de competências
- Planeamento e Organização,procura-se capacidade programar, organizar e controlar a elaboração da linha gráfica de comunicação do Festival Caminhos do Cinema Português.
— Iniciativa e autonomia, pretende-se um candidato capaz de actuar de modo independente e proactivo no seu dia a dia, que tome a iniciativas e faça face a problemas, empenhando-se em solucioná-los.
— Trabalho de Equipa e Cooperação, procura-se candidato capaz de integrar uma equipa de trabalho de constituição variada e gerar sinergias através de participação activa.
Objectivos a atingir
- Implementar a linha gráfica da XXII edição do festival Caminhos do Cinema Português online e nos materiais de impressão que vão ser adoptados na comunicação.
— Desenvolvimento de soluções de comunicação audiovisual para o evento.
— Desenvolvimento e Gestão das ferramentas de comunicação do evento: Newsletter; Redes Sociais
Departamento onde
decorrerá o estágio
Coordenação de Design e Multimédia do Evento
Descrição das actividades a desenvolver
- Implementar a linha gráfica – concepção das soluções de adaptação da linha gráfica do evento aos diferentes suportes gráficos como Cartazes A3, A4, Muppies, Outdoors, Flyers, adaptando as diferentes actividades do evento a soluções de comunicação criativas.
— Desenvolvimento de soluções de comunicação audiovisual para o evento, que passam pela criação de spot audiovisuais, integrando a linha gráfica delineada e adaptada para o evento, de forma a serem utilizados em Televisão e Outdoors digitais.
— Desenvolvimento e Gestão das ferramentas de comunicação do evento. Monitorizar as redes sociais e implementar nestes suportes de comunicação a informação a veicular aos diferentes públicos.