No dia 26 de junho no Centro Cultural Dom Dinis às 21 horas e trinta minutos tem lugar uma Mostra de Filmes do Projecto Cinema no Interior.
Este Projeto é desenvolvido há 10 anos com comunidades do interior do Brasil (produções por quase todos os estados do nordeste brasileiro — Alagoas, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão), pequenas amostras da cultura e diversidade dessa região, e também de outros países da América Latina. O objetivo do trabalho é o de pesquisar, registrar e difundir as riquezas culturais, históricas e ambientais interioranas, tendo a própria população local como os principais pesquisadores, produtores, protagonistas e platéia inicial.
Para conhecimento deste projeto em pormenor:
http://www.cinemanointerior.com.br
Nesta sessão serão apresentados os filmes:
“Manchik” de Marcos Carvalho (ficção, Venezuela/RO, 2014, 17 min) | Sinopse: Uma linda história dos índios Pemon contada de geração em geração.
“Paraíso Selvagem” (18 min) | Sinopse: Um fotógrafo em busca de si mesmo vive uma aventura cheia de mistérios e reflexões num dos mais intrigantes santuários ecológicos dos sertões.
“Infinito de nós dois” (15 min) | Sinopse: Tristão e Isolda, dois jovens apaixonados que parecem viver mais uma historia de amor. No entanto, aquilo que poderia ser considerado apenas como mais do mesmo, revela-se uma trama onde o embate entre o amor e interesses marca infinitamente a vida dos dois.
No final será realizada a apresentação do Projeto Cinema no Interior pelo coordenador Marcos Carvalho acompanhado da pesquisadora e consultora Ana Carolina Borges e o professor de fotografia Álvaro Severo. Esta sessão contará ainda com a participação de Fernando Carneiro do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.