O Cinema ou 7ª arte, como é por muitos apelidada, consegue interligar técnicas e formas de expressão de diversas artes anteriores, o cinema ou “imagem em movimento”, constitui pois uma das manifestações artística mais expressivas, mas também das mais exigentes do ponto de vista criativo, precisamente por exigir o domínio de um sem número de conhecimentos técnicos e artísticos e o desenvolvimento de todo um conjunto de competências específicas.
O festival Caminhos do Cinema Português tem colocado as suas ofertas formativas destinadas ao público em geral sob a forma de workshops independentes, mostrando como produzir e realizar diferentes estágios e técnicas cinematográficas. Da nossa experiência pegagógica, sentimos a necessidade de alargar essa formação fora da semana do festival, surgindo assim o curso Cinemalogia – Da Ideia ao Filme.
O curso Cinemalogia pretende ser um curso de iniciação à realização cinematográfica, transmitindo os principais conhecimentos e desenvolver as principais competências, quer do ponto de vista técnico, quer artístico, necessários à realização de um projecto cinematográfico, desde a concepção e desenvolvimento de uma ideia de ficção original à sua exibição numa sala de cinema, habilitando os formandos a produzirem uma curta-metragem, usando os conhecimentos de produção de vídeo digital conseguidos ao longo da formação.
Nesta edição, o Cinemalogia 3 reafirma a formação como criação artística, capaz de habilitar os formandos para o exercício de funções de execução técnica e artística de objetos cinematográficos e audiovisuais e dando a possibilidade de passar da teoria para a prática, intervindo de forma articulada no campo da autoria e da direção artística por forma ao longo do curso desenvolver um projecto conjunto.
O curso tem a duração de 304 horas de formação dividido em quatro etapas:
Pré-Produção
Data | Módulo | Total de Horas |
30 de Novembro de 2013 | História do Cinema | 8 |
1 de Dezembro de 2013 | Introdução à linguagem cinematográfica | 8 |
7 e 8 de Dezembro de 2013 | Argumento I — Enquadramento Teórico | 16 |
14 de Dezembro de 2013 | Equipas, Cargos Técnicos e Artísticos | 8 |
15 de Dezembro de 2013 | Financiamento & Aspectos Legais | 8 |
Rodagem
Data | Módulo | Total de Horas |
15 de Fevereiro de 2014 | Cinema Documental — Abordagens | 8 |
16 de Fevereiro de 2014 | Introdução à crítica de cinema | 8 |
22 e 23 de Fevereiro de 2014 | Pré-Produção | 16 |
8 de Março de 2014 | Direcção de Arte | 8 |
9 de Março de 2014 | Direcção de Som 1 — Teoria | 8 |
15, 16 e 22 de Março de 2014 | Direcção de Fotografia | 24 |
29 e 30 de Março de 2014 | Direcção de Actores | 16 |
5 e 6 de Abril de 2014 | Realização 1 — Planeamento e Meios de Produção |
16 |
12 a 16 de Abril de 2014 | Realização 2 — Rodagem | 40 |
Pós-Produção
Data | Módulo | Total de Horas |
25 de Abril de 2014 | Montagem — Teoria | 8 |
26, 27 de Abril e 1 de Maio de 2014 | Edição de Som & Imagem | 24 |
3 e 4 de Maio de 2014 | Direcção de Fotografia 2 — Pós-Produção | 16 |
24 de Maio de 2014 | Design de Títulos | 8 |
25 de Maio de 2014 | Direcção de Som 2 — Composição Musical | 8 |
31 de Maio e 1 de Junho de 2014 | Direcção de Som 3 — Misturas Finais | 16 |
Promoção e Distribuição
Data | Módulo | Total de Horas |
7 de Junho de 2014 | Promoção e Comercialização | 8 |
8 de Junho de 2014 | Projecção Cinematográfica | 8 |