O “Curtas Sadinas” regressa em 2013 no formato de concurso nacional de curtas-metragens, depois de um interregno em 2012, ano em que se realizaram apenas iniciativas de promoção do gosto pela cinematografia.
As inscrições decorrem até 28 de fevereiro e a exibição das obras premiadas realiza-se entre os dias 9 e 12 de maio no Cinema Charlot — Auditório Municipal. O regulamento e ficha de inscrição encontra-se disponível na área “Documentos” desta página.
Com o regresso ao formato inicial do evento, é retomada a vocação específica de agente promotor e divulgador da criação e produção artística audiovisual na região, dando aos criadores nacionais uma oportunidade de exibirem os seus trabalhos e premiando a qualidade dos mesmos.
Esta opção justifica-se pela forte convicção da Autarquia de que, pese embora o contexto nacional adverso a apoios estatais à criação artística, há atualmente em Portugal um evidente acréscimo qualitativo e quantitativo de autores e de obras na área do audiovisual, em geral, e do cinema de curta-metragem, em particular, que merecem um esforço acrescido por parte das entidades públicas no apoio que possam prestar ao nível do incremento e da divulgação.
Verifica-se, por outro lado, que existem no País audiências cada vez mais informadas e interessadas neste tipo específico de manifestação artística e cultural, cabendo também às autarquias apoiar, através dos equipamentos e meios de que dispõem, uma oferta cultural de qualidade descentralizada, facilitando o acesso a um público que é cada vez mais vasto e que habita fora das duas grandes áreas metropolitanas.
Adicionalmente à parte competitiva, o concurso promove uma série de atividades paralelas, ao longo do ano, à semelhança do que tem sido efetuado, nomeadamente:
“Conversas com Realizadores” — Sessões de conversas com jovens realizadores locais, nas quais se discutem com os próprios criadores os processos de elaboração das suas obras, que serão, entretanto, exibidas
“As Curtas Vão à Escola” — Exibição de seleções de curtas-metragens provenientes dos espólios disponíveis dos concursos anteriores e do Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal, vocacionadas para as audiências mais jovens e realizadas nos jardins de infância e nas escolas básicas e secundárias do concelho
Sessões “Pais e Filhos” — Exibição de curtas-metragens orientadas para as audiências mais jovens e provenientes dos espólios disponíveis dos concursos anteriores e do Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal. Realizam-se nos vários equipamentos municipais existentes
Em 2013, o concurso Curtas Sadinas, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, tem como parceiros a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, a Associação Festroia, a Sociedade Musical Capricho Setubalense, a Casa da Avenida, o Passo do Olival e o Setúbal na Rede.
São igualmente parceiros do projeto os festivais “Monstra”, responsável pela exibição de uma seleção especial para escolas no decurso do “Curtas Sadinas”, e “Shortcutz Lisboa”, através do qual serão desenvolvidas várias iniciativas em Setúbal ao longo do ano.