Mais de um século após a sua invenção, o cinema continua a ser a forma de expressão artística mais importante do mundo contemporâneo. A sua “linguagem” é hoje adoptada por toda uma série de meios de comunicação e expressão visual, infuenciando não só os novos media, mas contagiando ou invadindo mesmo, também, outras formas de manifestação artística tradicionais, da literatura à pintura ou da dança à arquitectura.
De facto, apesar, ou por causa, de todos os desenvolvimentos técnicos e artísticos através dos quais se foi permanentemente (re)inventando, o cinema constitui, independentemente do suporte em que é gravado ou do formato em que é exibido, um dos meios de expressão artística mais complexos que nos é dado apreciar.
Arte-síntese, como já foi descrito, por incorporar técnicas e formas de expressão de todas as artes anteriores, o cinema ou “imagem em movimento”, constitui pois uma das manifestações artística mais expressivas, mas também das mais exigentes do ponto de vista criativo, precisamente por exigir o domínio de um sem número de conhecimentos técnicos e artísticos e o desenvolvimento de todo um conjunto de competências específicas.
Neste curso de iniciação à realização cinematográfica, pretende-se transmitir os principais conhecimentos e desenvolver as principais competências, quer do ponto de vista técnico, quer artístico, necessários à realização de um projecto cinematográfico, desde a concepção e desenvolvimento de uma ideia de ficção original à sua exibição numa sala de cinema, habilitando os formandos a produzirem uma curta-metragem, usando os conhecimentos de produção de vídeo digital conseguidos ao longo da formação.
Pré-Produção
24 Novembro
História do Cinema — Paulo Granja
25 Novembro
Introdução à Linguagem Cinematográfica — Paulo Cunha
1,2 Dezembro
Argumento I — Enquadramento Teórico — Tiago R. Santos
8 Dezembro
Equipas, Cargos Técnicos e Artísticos — Alexandre Cebrian Valente
9 Dezembro
Financiamento & Aspectos Legais — António Costa Valente
15,16 Dezembro
Argumento II — Escrita — Tiago R. Santos
Rodagem
16,17 Fevereiro
Pré-Produção I — Maria João Mayer
23,24 Fevereiro
Imagem I — Cinematografia — Tony Costa
2,3 Março
Imagem II — Iluminação — Acácio de Almeida
9 Março
Som I — Teoria do Som — Tiago Fernandes
10 Março
Direcção de Arte — Augusto Mayer
17 Março
Direcção de Actores — Sérgio Graciano
23,24 Março
Pré-Produção II — Diana Coelho
25 a 28 Março
Realização — Artur Serra Araújo
Pós-Produção
6 Abril
Montagem — Teoria — João Braz
7,13,14 Abril
Edição de Som & Imagem — Tiago Antunes
20,21 Abril
Imagem III — Pós-Produção — Rodrigo Lacerda
27 Abril
Design de Títulos — Nelson Zagallo
28 Abril
Som II — Sonoplastia e Composição Musical — Pedro Janela
18, 19 Maio
Som III — Pós-Produção — Branco Neskov
25 Maio
Cinema Documental: Abordagens — Jorge Pelicano
26 Maio
Promoção e Comercialização — Marta Fernandes
1,2 Junho
Projecção Cinematográfica — João Silva
Inscrições disponíveis em: http://caminhos.info/